AEA participa em exercício público de cidadania "A Terra treme"

23-10-2016 16:23

    Respondendo ao desafio promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Agrupamento de Escolas de Ansião participou na ação de preparação A Terra Treme. O exercício, de caráter público, ocorreu no passado dia 13 de outubro, pelas 10h13, Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, instituído pelas Nações Unidas. Em todo o território nacional, os cidadãos foram desafiados a participar neste exercício de preparação para o risco sísmico, em conjunto com diversas entidades públicas e privadas, pretendendo ajudar toda a população a conhecer e a praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.

    A TERRA TREME teve a duração de um minuto e, durante este exercício, alunos, professores, funcionários e elementos da direção do AEA, baixaram-se sobre os joelhos, posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, protegeram a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, e colocaram-se sob uma mesa, segurando-se firmemente a ela. Por fim, aguardaram até que a ‘terra parasse de tremer’.

    Esta foi já a 4.ª edição de A Terra Treme, na qual se destacou o trabalho conjunto com o Ministério da Educação, na promoção da Educação para o Risco junto das Escolas – do pré-escolar ao secundário – como forma de promover uma cidadania ativa, solidária e responsável no que diz respeito à proteção civil e de apostar na prevenção e na educação das novas gerações para situações de emergência de maior gravidade.

    Para saber mais, recomenda-se a consulta do endereço a www.aterratreme.pt

 

A professora Angélica Oliveira

Voltar