Agrupamento de Escolas de Ansião Conquistou Selo de Escola Intercultural

17-01-2017 18:28

    O Agrupamento de Escolas de Ansião foi distinguido com o Selo de Escola Intercultural, pelas boas práticas neste domínio. Numa iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação (DGE) e do Alto Comissariado 

para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.), com a colaboração da Fundação Aga Khan Portugal (AKF Portugal), o distintivo Selo de Escola Intercultural, atualmente na sua 4.ª edição (2015/2016), visa distinguir as escolas que se destacam pelo trabalho no âmbito da interculturalidade, no desenvolvimento de projetos que promovem o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as.

    A cerimónia da entrega do selo e do certificado decorreu no dia 12 de janeiro, pelas 14H30, no Centro Ismaeli, em Lisboa, o principal templo religioso, centro cultural e de reunião da comunidade de Muçulmanos Ismailis no país, liderada pelo Príncipe Aga Khan. Para além das representações das 32 escolas premiadas a nível nacional, a sessão contou com a presença de ilustres convidados, como o Diretor-Geral da Educação, José Vitor Pedroso, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, o Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado e o CEO da Fundação Aga Khan em Portugal, Karim Merali.

    Foi atribuído ao AEA o selo digital nível II (numa escala de três), o que confere à Escola a possibilidade de utilizar o selo digital em todos os documentos. 

Premiando o trabalho das escolas na formação pessoal e social de crianças, jovens e adultos, bem como na cidadania ativa, esta iniciativa reconhece a promoção dos valores democráticos para capacitar as crianças e os jovens para a participação democrática, ativa e responsável, no sentido da construção de sociedades mais inclusivas e sustentáveis, visando desenvolver a capacidade de comunicar entre pessoas de culturas diferentes e fomentar atitudes mais adaptadas ao contexto da diversidade cultural nas sociedades modernas.

    O Agrupamento de Escolas de Ansião vê assim, mais uma vez, reconhecida a qualidade do ensino ministrado, desta vez na valorização da diversidade.

 

Foto: Subdiretora do AEA, Isabel Serra; Diretor-Geral da Educação, José Vitor Pedroso; Diretora do AEA, Ermelinda Mendes; e docente do AEA, Luísa Lopes

Voltar