II Fórum de Educação

03-10-2016 18:01

    No passado dia 12 de setembro, decorreu no Centro Cultural de Ansião o II Fórum de Educação do Concelho - Projetos em Consórcio do Programa ERASMUS, dirigido aos cerca de 200 docentes do Agrupamento de Escolas de Ansião e Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e a outros docentes interessados de outras escolas.

    Constituíram o painel de abertura deste fórum a senhora Diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião, Dra. Ermelinda Mendes, o senhor Diretor da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, Dr. Fernando Inácio Medeiros, e o senhor Vereador da Educação da Câmara Municipal de Ansião, Dr. Jorge Cancelinha. Para além de sessão de boas vindas, foi salientada a importância dos projetos Erasmus Plus aprovados e a ser dinamizados nestas duas escolas para a formação dos nossos jovens.

    No segundo painel deste II Fórum de Educação, professores e técnicos do Agrupamento de Escolas de Ansião e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, perante uma plateia quase repleta, falaram sobre as mais-valias deste projeto e apresentaram o testemunho das suas experiências.

    Na primeira parte deste painel, os intervenientes no Projeto KA 1 – Ensino Escolar - Learning More to Teach Better, e que participaram nos Cursos Estruturados em Kaarina, na Finlândia, em Fevereiro, em Praga, na República Checa, em abril, e em Londres, no Reino Unido, em julho, partilharam com todos os presentes as atividades desenvolvidas nesses países, não só de formação mas também de lazer, os resultados e as lições aprendidas, permitindo uma ideia mais pormenorizada deste programa e que levará a comunidade em geral a beneficiar deste trabalho e empenho, visto que cada um dos projetos apoiados pelo Programa constitui um passo para melhorar e modernizar os sistemas de educação e formação.

    Seguidamente, a subdirectora do AEA, Isabel Serra, apresentou a agenda do Projeto/Cursos Estruturados no âmbito do projeto Learning More To Teach Better para o ano letivo de 2016/2017, bem como os critérios de selecção dos candidatos, as áreas temáticas, a duração e o destino.

    A segunda parte deste painel foi dedicada ao Projeto KA1 – Mobilidades VET (Vocacional Education and Training) - e contou com os testemunhos dos participantes em visitas de acompanhamento e em  estágios profissionais em Erbach, Roma e Portsmouth.

    Luís Rocha, Coordenador do Projeto Mobilidades VET (Vocacional Education and Training), concluiu esta sessão apresentando a agenda do projeto/estágios profissionais para alunos e professores e visitas de acompanhamento para o ano letivo de 2016/2017.

    Pela educação e pela formação de toda a comunidade escolar, o concelho de Ansião continuará a marcar presença no mundo, aproveitando estas oportunidades gratificantes e tão enriquecedoras como o comprovaram os seus intervenientes através dos seus testemunhos.

 

Professora Angélica Oliveira

Voltar