Exposição 15 anos do Jornal Palavrinhas e Sarau Cultural

12-03-2013 18:32

    No dia 1 de março, a equipa coordenadora do jornal Palavrinhas realizou um sarau cultural aberto à comunidade educativa, com a finalidade de comemorar os 15 anos de existência.

    No anfiteatro da Sala 15, apresentou-se um conjunto de iniciativas que incluíram a mostra de testemunhos em vídeo de alunos e professores que participaram no jornal nesta sua década e meia de existência, apresentações eletrónicas que retrataram 15 anos em notícias e claro, poesia "falada e cantada" por alunos e professores.

    Paralelamente a este sarau inaugurou-se uma exposição com as 45 capas do jornal, todas as 45 edições impressas, cartazes com a participação de muitos dos “pequenos” subscritores do Palavrinhas. Esta exposição que ocupa o hall de entrada da parte mais recente da Escola Básica n.º 2 de Avelar tem também um computador com ligação à internet e um projetor para se aceder à vertente online do jornal.

    Este evento contou também com a participação dos alunos do curso CEF (serviço de mesa) que serviram um pequeno lanche a todos os participantes, no intervalo do sarau, e com a colaboração imprescindível da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Avelar e de Chão de Couce.

    Há uma frase paradigmática da importância de 15 anos do Palavrinhas. Frase esta dita por uma ex-aluna, a Ana Catarina Soares, e apresentada em vídeo no sarau: “O Palavrinhas foi sem dúvida um grande companheiro durante todo o ciclo. Lembro-me de chegar a casa e ir ver a nova edição do Palavrinhas, e ler os textos que tinha escrito para a minha mãe! Sentia-me muito orgulhosa!”

Agora apresenta-se aqui parte dos ficheiros apresentados neste sarau, para além das fotografias e dos vídeos.

  • Link para vários documentos apresentados no sarau, como a apresentação eletrónica  (convertida em pdf) de 15 anos em notícias no Palavrinhas, para além do testemunho do diretor do CCEMS (António Carvalho Rodrigues) onde se imprimiu o jornal durante muitos anos para além de ter alojado o palavrinhas online entre 2001 e 2010. Existe também uma entrevista ao professor Paulo Alves que colaborou com o palavrinhas entre 2000 e 2006 . Ver documentos citados

 

  • Agora as fotografias e os vídeos do sarau e da exposição:
  • Galeria Fotográfica do sarau
  • Vídeos: abertura do sarau: diretora Ermelinda Mendes e prof. José António Abreu

  • Professora Madalena Silva e aluna Maria Vanessa 

  • Professora Paula Reis

 

Os editores do jornal Palavrinhas

Voltar