Notícias sobre as Bibliotecas Escolares

22-11-2016 18:21

    Mais uma vez se chegou ao final de um mês por excelência dedicado às Bibliotecas Escolares. Todos os anos a IASL- International Association of School Librarianship (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares) propõe às Bibliotecas que desenvolvam, ao longo de todo o mês, um conjunto variado e diversificado de atividades que melhor se adequem ao seu público. As bibliotecas do AEA deram início às suas atividades com Exposições de autor: “Maria Teresa Maia Gonzalez” e “Pedro Chagas Freitas” foram os primeiros a estarem patentes nas Bibliotecas num clima agradável de outono.

    Neste âmbito, nas Bibliotecas do AEA decorreram sessões de formação de utilizadores “Conhecer a Biblioteca” com os alunos que integraram pela primeira vez as escolas respetivas, ou seja, os alunos do 1.º ano, 5.º ano, excecionalmente os alunos do 7.º D e os que frequentam o 10.º ano.

    Estas sessões pretenderam dar a conhecer a Biblioteca e o seu modo de funcionamento, os serviços e recursos existentes, bem como o sistema de arrumação dos documentos.

    Também os pais/encarregados de educação dos alunos do 5.º ano foram convidados a participar numa sessão de sensibilização sobre a Biblioteca Escolar, para uma melhor integração dos seus educandos na dinâmica e atividades da Biblioteca.

    Na Biblioteca das Escolas do 1.º Ciclo, deu-se início às atividades de dinamização dos intervalos e ao processo relativo ao empréstimo domiciliário, assim como ao Projeto de Leitura em Vai e Vem para as crianças da educação Pré-Escolar. Este projeto pretende promover a leitura envolvendo a família.

“Chá com letras”

    Na Biblioteca da escola-sede, houve Chá com Letras. Esta iniciativa teve como intuito empossar os novos Embaixadores de Leitura do ano 2016/2017, que depois da tomada de posse deliciaram uma plateia composta pelos seus pais/encarregados de educação, professores, Lucília Santos, Coordenadora Interconcelhia da RBE, e elementos da Direção do AEA, com uma leitura dramatizada e declamação de poemas.

    Os Embaixadores de Leitura são uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Ansião (RBAN S). Tem como finalidade valorizar e reconhecer os participantes, atribuindo-lhes papéis ativos na promoção da leitura, na área geográfica do concelho de Ansião.

    Deste modo, os principais objetivos desta iniciativa são incentivar hábitos de leitura na escola e na comunidade; contribuir para a formação de leitores autónomos e competentes e desenvolver o gosto por iniciativas de caráter cultural. Foram designados nove alunos por se encontrarem numa das seguintes condições: ter sido finalistas, na prova final do concurso, nas modalidades D e E (2.º Ciclo) e ter sido vencedor/a, na prova final do concurso, nas modalidades A, B e C (1.º Ciclo), ficando, assim, representantes do livro e da leitura no concelho.

Esperamos que passem a mensagem e que deem o seu testemunho sobre o prazer de ler.

Noite das bruxas

    As atividades do mês terminaram na noite de sexta-feira, dia 28 de outubro, na qual 20 alunos do 5.º ano de escolaridade, da Escola Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, tiveram oportunidade de passar uma noite diferente e divertida (ou talvez assustadora) na Biblioteca Escolar.

    A iniciativa chamou-se “Noite de Bruxas na Biblioteca Escolar” e teve como objetivo promover a integração destes alunos mais novos, no espaço da Biblioteca e na própria escola e pretende também aproximar, mais, os alunos do mundo dos livros e da leitura.

Nesta noite quase mágica, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar muitas aventuras e experiências, no meio do fantástico mundo dos livros (e das bruxas). Do programa, fizeram parte: um jantar partilhado, um bibliopaper, sessão de contos, jogos variados e uma dormida no labirinto das estantes.

 

Professoras Maria José Cristóvão e Conceição Ferreira

Tags:

Voltar