O Agrupamento de Escolas de Ansião promove sessão de Boas Práticas eTwinning e Projetos Europeus

24-02-2017 09:06

    O Projeto eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus Plus da União Europeia e tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre professores e alunos de escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.

    Este projeto, iniciado em 2005, que conta com uma comunidade de 447.923 professores e 175.429 escolas de toda a Europa e com 56.835 projetos, de acordo com os dados de dia 19 de fevereiro de 2017, é hoje a maior comunidade de aprendizagem da Europa. Estes números crescem todos os dias devido às enormes virtudes deste projeto cuja finalidade é a de desenvolver a dimensão europeia na educação, cruzando dois aspetos julgados fundamentais para as escolas: a Europa e a utilização educativa das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

    A plataforma disponibilizada por este projeto aos educadores, professores e diretores de escolas, é segura, de fácil utilização e recheada de ferramentas facilitadoras e promotoras de trabalho colaborativo.

    No âmbito do Projeto Erasmus + Ka1 - Ensino Escolar, "Learning more to teach better", do consórcio constituído pela Câmara Municipal de Ansião, o Agrupamento de Escolas de Ansião e a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, e numa parceria com o CENFORMAZ e Centro Europa Diret de Leiria,  decorreu, no dia 17 de fevereiro, na Escola  Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (AEA)  uma Sessão de Boas Práticas - eTwinning e Projetos Europeus, com o principal objetivo de promover práticas de trabalho colaborativo, de incentivar a comunidade docente à utilização de novas ferramentas motivadoras de aprendizagens significativas para os nossos alunos e de valorizar as boas práticas das nossas escolas.

    Salienta-se a participação da Dr.ª Madalena Guedes da DGE, coordenadora da Rede de Clubes Europeus, que apresentou "As dinâmicas europeias nas escolas"; Miguela Fernandes - Embaixadora eTwinning da Região Centro, que apresentou "A comunidade eTwinning". Miguela Fernandes, docente de TIC do Agrupamento de Escolas da Batalha, eTwinner desde 2005 e com um excelente trabalho nesta área e cujo reconhecimento é dado pela DGE e NSS, bem como pela Agência Europeia e European Schoolnet.

    Depois, seguiram-se testemunhos de Boas Práticas do Clube Europeu Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, com o professor João Carlos Ribeiro, do Selo de Escola Intercultural do Agrupamento de Escolas de Ansião, com a professora Luísa Lopes, do Projeto Erasmus+ (Europe Matters: Mobilidade Erasmus +), do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Leiria, com as professoras Elsa Ramos, Maria João Coelho, Rosa Vigarinho e Cristina Cunha.

    Esperamos ter dado um passo importante para motivar ainda mais os nossos docentes a integrarem estratégias ainda mais inovadoras na sua prática letiva.

Professora Isabel Serra, Agrupamento de Escolas de Ansião

Voltar