Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

20-11-2017 15:00

    O Parlamento Europeu (PE) decidiu lançar, no ano letivo 2016/2017, o programa educativo "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu", com o objetivo de facultar aos alunos do ensino secundário regular e profissional conhecimentos para uma maior consciencialização dos jovens no tocante à cidadania europeia, ou seja, promover a compreensão, por parte dos jovens, da importância do voto nas eleições europeias de 2019.

   Trata-se de um programa transfronteiriço com a duração de 3 anos, que é impulsionado, em simultâneo, pelos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu, sitos em todos os Estados-membros.

    A Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello foi uma das 25 escolas convidadas pelo Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, para integrar este programa no ano letivo 2017/2018, o que muito nos orgulha.

    No dia 29 de setembro, decorreu uma sessão de formação destinada a professores, onde foi apresentado o projeto, bem como apresentados e disponibilizados materiais didáticos, especificamente concebidos para alunos e professores, sobre a União Europeia e o Parlamento Europeu.

    Ao longo do ano letivo, serão levadas a cabo pelos alunos do ensino secundário, embaixadores juniores, em parceria com o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Ansião (que completa este ano 26 anos de existência), e diferentes áreas disciplinares e Bibliotecas Escolares, diversas atividades com o objetivo de proporcionar uma maior consciencialização dos jovens no tocante à cidadania europeia.

    Contamos com o envolvimento e participação de todos!

 

Professora Isabel Serra

Voltar