“A minha família…” (Turma 1 de Ansião)

05-12-2011 18:37

 

Estes textos surgiram do trabalho realizado na Área de Projeto, cujo tema para este período é “Ser cidadão… na família”.

 

    A minha família lá em casa é pequena, porque somos só três: eu, a minha mãe Teresa e o meu pai Rui. Vivemos perto da casa dos meus avós paternos e da tia Cinda, do tio Tó Zé e dos meus primos Zé Nuno, Diana e Carolina. Aos sábados, vamos sempre todos almoçar na casa dos meus avós paternos, Silvério e Augusta. A minha avó faz uns assados maravilhosos. Os meus avós maternos, José e Lucília, vivem noutra freguesia que se chama Chão de Couce. Eu e os meus pais também já vivemos lá, até aos meus 6 anos. Aos domingos à noite, vamos lá jantar com o meu tio Zé, a minha tia Lisa e com a minha prima Rita. A avó Cila também faz uns petiscos bons. De vez em quando, a minha família materna junta-se na casa dos meus bisavós Alberto e Laura. Fazemos grandes festas, o almoço é partilhado por todos, dançamos e cantamos. É sempre muito divertido, porque junta a família toda. E isso é muito importante.

Laura Costa, 3.º AN

    A minha família é muito fixe. Eu, os meus pais Albino e Cristina, os meus manos Tiago, Afonso e Rodrigo, o meu tio Rui, a minha madrinha Bete e o meu padrinho Abel, os meus avós paternos Olinda e Zé, costumamos ir passear todos juntos. Um dia, fomos ao Retail Park de Taveiro, pois nunca tínhamos ido lá. Nesse dia, fomos almoçar a casa da minha avó Olinda e do meu avô Zé. Eu, os meus pais e os meus irmãos também costumamos ir para casa do meu padrinho Abel. Ele tem muito músculo, pois pega-me ao colo e põe-me a rodar no colo dele. Sou o mais novo dos primos que se chamam Ivo, Bernardo, Hugo e Ricardo. Eu, os meus irmãos e os meus primos, somos todos rapazes. A única rapariga é a Catarina, nossa prima, mas já é adulta. O meu irmão gostava de ter mais meninas na família. Eu acho melhor haver mais rapazes, pois fazemos uma grande equipa de futebol.

Fábio Valente, 3.º ano

 

    A minha família é fixe. Eu gosto muito dos meus pais, Cristina e Helder. Os meus avós de Figueiró vêm às quintas-feiras visitar-me. Eu fico muito contente que eles me venham visitar. A minha avó materna, a quem eu trato por Lu, vive lá em casa. A minha prima Mimi e o meu primo Sérgio vivem ao nosso lado. Os pais da minha prima Mimi são meus tios e eu gosto muito deles. Nas férias de verão e no natal, costumamos estar juntos e é sempre muito divertido.

Francisca Medeiros, 3.º ano

 

    A minha mãe chama-se Maria Helena e tem 44 anos. O meu pai chama-se Carlos e tem 46 anos. A minha irmã chama-se Tânia e tem 22 anos. Uma das minhas primas, a Catarina Neves, anda no mesmo ano que eu e está na minha turma e frequenta também o meu A.T.L. Eu gosto muito da minha família, porque ela ensina-me muitas coisas, incluindo os meus avós e os meus tios também. A minha família joga muitas vezes ao Uno comigo. É o meu jogo preferido.

Inês Ventura, 3.º ano

 

    Não há ninguém que não deseje ter uma família. A família é a melhor coisa que nós podemos ter, para nos ajudar, nos dar amor e dar-nos o que precisamos. Mas para a família nos dar tudo isso, é preciso que a respeitem e que também lhe deem muito amor e carinho. Eu gosto muito das pessoas da minha família, tal como são. Eles são a minha felicidade. Quando vejo a minha família toda reunida, penso que há famílias que não são assim, que estão sempre zangadas, cada um para seu lado… mas não pode ser. A família tem de estar sempre unida!

Iva Freitas, 4.º ano

 

    A minha família é um bocado grande, pois tenho muitos tios e tias em segundo grau. Uma das coincidências da minha família é que a minha madrinha trabalha com a minha mãe e o meu padrinho com o meu pai. As minhas avós são muito amigas, pois costumam fazer as refeições para todos nós e ajudam-nos muito nas tarefas domésticas. Eu tenho uma boa relação com elas. Os meus primos também costumam brincar comigo.

 

Sofia Rodrigues, 4.º ano

 

    Eu gosto da minha família, pois está sempre a brincar comigo. O meu pai Amadeu faz-me cócegas quando acorda, vai à minha cama e dá-me muitos beijinhos. A minha mãe Fátima compra-me doces, leva-me ao hip-hop e dá-me imensos beijinhos. O meu irmão Sandro brinca muito comigo e às vezes discutimos por causa da televisão ou porque ele fez batota num jogo. O meu avô materno Fernando vive connosco e é treinador de futebol e, muitas vezes, leva-me para o campo de futebol para eu assistir aos treinos. O meu pai e o meu irmão jogam futebol. A minha tia Lígia vem muitas vezes visitar-nos, pois o marido, que é o meu tio Vítor, está em França… Que pena, pois ele é muito divertido e brincalhão! A minha madrinha chama-se Cidalina e eu gosto muito dela. Também tenho tios e primos em Guimarães, por isso o meu clube favorito é o Vitória de Guimarães, onde joga o meu ídolo de futebol, Flávio Meireles e o meu primo Pedro Mendes.

Bianca, 3.º ano

 

    Eu gosto muito da minha família. Eu vivo com o meu pai Arlindo a minha mãe Filomena e os meus irmãos, o João e o André. Nós somos cinco e vivemos numa casa de três andares. No primeiro andar é onde temos os matraquilhos. No segundo, é onde eu e os meus pais dormimos. O último tem o sótão e é onde os meus irmãos dormem (que inveja!). Às vezes fazemos reuniões de família, mas faltam sempre dois, que é o meu avô paterno e a minha avó materna. É porque já morreram, a minha avó um ano depois de eu ter nascido e, pouco tempo depois, foi o meu avô. Eu, os meus pais e os meus irmãos, João e André, vamos sempre de férias todos juntos. Eu adoro passar as férias em hotéis, no Algarve!

Pedro Dias, 3.º ano

 

    A minha família é grande, mas já morreram alguns elementos, que eu nem sequer conheci. Eu tenho uma irmã chamada Rita e tenho um irmão recém-nascido chamado Leandro. A minha mãe chama-se Lúcia e o meu pai chama-se Fábio, mas eu vivo com a minha mãe e com o marido dela, que se chama Jorge. Os meus irmãos mais novos são os mais importantes, porque tem que se ter mais cuidado com eles e dar-lhes mais atenção do que aos mais velhos. A mãe, para nós, é sempre necessária para nos ajudar naquilo que for preciso, mas há meninos que não sabem apreciar as mães que têm. Também tenho um avô, uma avó, um tio e uma tia paternos, de quem eu gosto muito e a quem vou visitar muitas vezes à Nazaré.

Érica Beito, 4.º ano

 

    Eu, às vezes, porto-me mal, fico chateado porque quero ir brincar e a minha mãe Adélia não me deixa… mas ela tem razão! A minha avó Maria e o meu avô Carlos são muito fixes e deixam-me fazer tudo o que eu quero: andar de bike, brincar no quintal, etc. Os meus tios e padrinhos também são fixes. O meu pai Armando está na Suíça a trabalhar e diz que lá já está a nevar. Ainda ontem mandou uma mensagem a falar da neve. O meu irmão Daniel também é fixe: vemos TV, jogamos computador e PS3. Também costumo brincar com meu primo João. Eu tenho dois peixes, um chama-se Azulinho e o outro chama-se Laranjinha, que fazem parte da nossa família. A minha mãe, o meu pai e o meu irmão e o resto da família são muito fixes. Eu sou feliz com a minha família toda.

 

Francisco Simões, 3.º ano

 

    A minha família é muito carinhosa, meiga, alegre, boa para comigo. A minha avó materna chama-se Maria Docelina e o avô materno é o António. A minha mãe tem uma irmã que se chama Sílvia, que é mãe da Mariana e do David e tem dois irmãos, o Carlos que é o pai das minhas primas Marta e Francisca e do meu primo Rafael que tem apenas três anos, e o Cláudio que, para além de meu tio, é meu padrinho. Da parte paterna, já só tenho a avó Alice, pois o avô José já foi para o céu. O meu pai tem duas irmãs: a Filomena e a Helena, das quais não tenho primos. Adoro quando a família se junta, pois fazemos muitas, mas mesmo muitas, festas e verdadeiras loucuras que até fazem morrer de tanto rir. Ah! Já me esquecia das pessoas mais importantes para mim: os meus pais José e Inês.

Tomás, 3.º ano

 

    A minha família é bonita. Eu gosto da minha família. O meu padrinho está em Angola e a minha madrinha está cá. A minha madrinha mora ao lado da escola. O meu padrinho chama-se Sérgio e o meu primo chama-se também Sérgio. O meu tio que mora ao pé da minha casa é José Júlio, a minha tia é a mulher do meu tio José Júlio e chama-se Lucinda. O meu primo, filho do José Júlio, chama-se André. Os meus primos, filhos do meu tio, que vivem em Figueiró, chamam-se Guida e Liliana. Eu já fui cortar uvas com a minha avó e com o meu pai. Eu também gosto da minha prima Inês, que está na minha turma e no mesmo ATL que eu. Eu também gosto quando alguém faz anos na minha família, porque eu adoro festas de anos quando se reúne a minha família toda. Eu gosto muito da minha irmã Beatriz, do meu pai Marcolino e da minha mãe Isabel.

Catarina Marques, 3.º ano

 

    A minha família é muito minha amiga. O meu pai chama-se Jorge, a minha mãe Cláudia e a minha irmã que é mais nova é a Sofia. Nós moramos os quatro numa vivenda na Ameixieira. Os meus primos Rafael e Daniel são os filhos dos meus tios maternos que se chamam Jorge e Fernanda. Os meus avós maternos Lucinda e Américo e a minha avó paterna Idalina vivem noutras terras perto de nós. Eu ajudo os meus pais nas tarefas domésticas, na horta e na vinha. A minha irmã é pequenina, pois só tem 4 anos. Eu também cuido dela e brinco com ela. A minha família ajuda-me nos trabalhos da escola. A família é tudo para mim.

Rui Marques, 4.º ano

 

    Eu adoro a minha família, porque alimentam-me desde pequena. Vivo com os meus pais Paulo e Adélia e o meu irmão Alexandre. Todos temos olhos azuis. Os meus avós também têm olhos azuis. Os meus tios e os meus primos também têm olhos azuis. Eu, às vezes, vou à praia da Ericeira visitar os meus avós maternos e os meus primos. Eu ando no futebol, na piscina e no ATL. O meu desporto favorito é o futebol. Eu jogo com o meu irmão, com os meus primos, com o meu pai e com o meu tio. O meu pai e o meu tio jogam futebol a sério. Quando for grande, quero ser jogadora de futebol. Passo sempre as férias com a minha família.

Laura Morais, 3.º ano

 

    A minha família é grande e é assim: são os meus avós maternos e paternos, os meus tios, os meus padrinhos e madrinhas, a minha bisavó, os meus pais, eu e a irmã. Na minha casa vive a minha avó materna, o meu avô materno, o meu tio (irmão da minha mãe), a minha mãe, o meu pai, a minha bisavó, a minha irmã, e eu. O meu tio vive ainda em minha casa, porque tem uma doença chamada deficiência mental. Somos uma família unida e feliz. 

Joana Oliveira, 3.º ano     

 

    Tenho uma família fantástica e muito grande. Eu vivo com o meu pai Sérgio, a minha mãe Anabela e a minha mana Mariana, que é mais velha 5 anos do que eu. A minha família é de Castelo Branco. Vivemos todos na cidade, que é muito gira. Este ano, eu, a minha irmã e a minha mãe viemos viver para Ansião, por causa do emprego da minha mãe que é professora no Casal Novo. Os meus avós paternos ainda estão vivos, ao contrário dos meus avós maternos que já morreram. O Dinis é o mais novo de todos os primos. Eu costumo brincar com as minhas primas Jessica e Sofia, ao sábado, quando vamos para a catequese.

Catarina Pereira, 3.º ano

 

    Tenho uma família muito divertida. Vivo com o meu pai José, a minha mãe Sónia e a minha irmã Marta que vai fazer dois anos. Nós moramos no Avelar, mas eu frequento a escola de Ansião. Eu já estive a viver em Inglaterra com os meus pais. Fui para lá aos 3 anos e fiz lá o primeiro ano. Tenho uma boa pronúncia inglesa e, por isso, ainda me custa escrever em português. Os meus avós maternos vivem na Figueira da Foz e os meus avós paternos já morreram. Eu nem cheguei a conhecê-los. Os meus pais trabalham, mas ajudam-me muito nos trabalhos da escola. Aos fins de semana, brincamos todos e vamos passear.

Flávia Pestana, 4.º ano

Voltar