A abelha, a apicultura e os produtos da colmeia

08-06-2024 12:40

    Decorreu no passado dia 22 de maio, na sala 15 da Escola Básica nº 2 de Avelar, no âmbito das atividades do Clube Ciência-Viva Avelar, integrada na comemoração do Dia Mundial da Abelha, a sessão intitulada " A abelha, a apicultura e os produtos da colmeia". Esta atividade em que participaram as turmas do 7º e 8º anos, contou com  a dinamização do Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco (CATAA), através da presença da Bióloga e investigadora Ana Eugénio e da Nutricionista Filomena Pereira.

    Na sessão com o CATAA, foram abordados temas como a reprodução nas plantas com flor, tipos de polinização, insetos polinizadores, a morada das abelhas na natureza, biodiversidade nas abelhas, ameaças, soluções, importância da apicultura, produtos da colmeia e a sua importância nutricional e para a saúde.

    Foi também realizada a exposição dos trabalhos dos alunos do 7º e 8º anos -Construção de Hotéis para insetos - em articulação com a disciplina de Educação Tecnológica e no âmbito do domínio "proteção animal" da Cidadania e Desenvolvimento.

E agora, alguns testemunhos de alunos:

  • “Gostei e aprendi como é ser original e ter ideias boas. Também gostei porque foi divertido”
  • “Eu gostei de construir hotéis para insetos, pois gostei de poder fazer algo para os ajudar. Aprendi bastante sobre abelhas e sobre as suas vidas na colmeia. Aprendi mais sobre a forma como elas trabalham e fiquei com uma opinião diferente das mesmas. Também aprendi mais sobre o que elas produzem para o ser humano. Gostei bastante!”
  • “Gostei de fazer o hotel para insetos porque gosto de ajudar os animais e também me ocupou um tempo.”
  • “Gostei de construir os hotéis para insetos, porque aprendi como os posso ajudar e proteger e ajudar assim à biodiversidade.”

Foi fantástico assistir à curiosidade dos alunos sobre este tema!

A equipa CV-Avelar (Mário Marinho; Madalena Ferreira; Ana Isabel Jegundo)

 

 

Voltar