A Educação para os Media- 8.º E

06-05-2016 11:21

    A turma do 8.º E trabalhou o tema “Educação para os Media” nas aulas de Educação para a Cidadania. Neste sentido, o Diretor de Turma lançou à turma um desafio que consistiu em fazerem, em trabalho de grupo, um pequeno vídeo com a duração máxima de 5 minutos, sobre um tema atual da adolescência. Assim, formaram-se grupos de trabalho, escolheram o tema e elaboraram um guião. De seguida, começaram as filmagens. Fica aqui um pequeno relato daquilo que cada grupo fez:

    “Neste trabalho sobre “A violência no namoro”, começámos por obter informação sobre o tema abordado. Depois filmámos com um telemóvel e editámos com o Movie Maker. Procurámos alertar para os vários tipos de violência no namoro, realidade cada vez mais frequente na nossa idade e que habitualmente é apenas associada à violência física.”

    “Este foi um trabalho interessante, pois alertámos para o problema do “Bullying”, muito atual na nossa idade. Fizemos as filmagens e editámos tudo no telemóvel. E sobretudo apelámos para que esta situação seja denunciada por quem sabe da sua existência.

    “Neste trabalho abordámos o tema “Bulliyng”. Pensámos em fazer um texto sobre o assunto e depois filmar, usando o telemóvel. Foi um trabalho interessante, pois aprendemos várias coisas sobre o Bullying e também ficámos a conhecer os problemas que este pode causar àqueles que dele sofrem. Alertámos para este problema, porque é muito frequente na nossa idade.”

    “O nosso grupo abordou o tema da “Violação”. Primeiro fizemos um texto sobre o assunto e depois partimos para as filmagens. No computador editou-se o vídeo com o Camtasia Studio 8 (o som, o vídeo e o texto). Foi um trabalho interessante, pois não só filmámos como também alertámos para este problema de que as raparigas adolescentes podem sofrer, com consequências físicas e psicológicas.”

    Os trabalhos em vídeo foram apresentados à turma, seguindo-se um período de reflexão que visou a adoção de comportamentos e atitudes adequados a uma utilização crítica e segura das tecnologias de informação, nomeadamente do risco da divulgação de vídeos não autorizados nas redes sociais, com consequências negativas para quem foi filmado. A frase “Uma vez na Net, não adianta apagar o ficheiro, pois alguém já o gravou e disseminou!” tem que estar bem presente em todos nós.

Texto coletivo dos grupos de trabalho do 8.º E, em Educação para a Cidadania

Voltar