A Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello recebe representantes do Parlamento Europeu

14-05-2018 16:29

O Agrupamento de Escolas de Ansião no Programa Pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu

    O Parlamento Europeu (PE) lançou o programa pedagógico "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu" (EEPE) com o objetivo de promover uma maior consciencialização dos jovens no que diz respeito à cidadania europeia.

        A Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (EBSPJM) foi uma das vinte e cinco escolas portuguesas selecionadas para fazer parte do programa.

    Na escola, o programa EEPE é dinamizado pelos Embaixadores (alunos e professores), que implementam, ao longo do ano letivo, um conjunto de atividades atrativas e adequadas ao nosso contexto escolar e geográfico.

    As iniciativas desenvolvidas em cada escola são avaliadas, ao longo do ano, pela gestora nacional do programa EEPE e por um representante do PE. No final do programa, a escola será candidata à distinção 'Escola Embaixadora do Parlamento Europeu' e os alunos e professores mais envolvidos e empenhados poderão ser convidados a participar numa sessão Euroscola e em seminários em Bruxelas ou Estrasburgo.

    Na EBSPJM, o Clube Europeu assume o comando deste programa. Este Clube tem, desde o ano letivo 1991/92, promovido várias iniciativas, destacando-se os muitos intercâmbios realizados com outras escolas europeias.

    No dia 27 de abril, a escola recebeu a visita da Gestora Nacional do Programa EEPE, Dr.ª Alice Cunha, e da representante do Parlamento Europeu em Portugal, Drª Inês Guardado. Ao longo da manhã, foram desenvolvidas várias atividades, nomeadamente a reunião com os embaixadores que apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo ano letivo e que primaram pelo envolvimento em atividades extracurriculares, desenvolvimento de competências associadas aos dons de cada um e aos valores de respeito, cidadania e espírito democrático.

    Seguiram-se atividades no átrio da escola: um animado flashmob sobre a Europa, com os alunos de 7.º ano e as docentes de geografia e de inglês, uma exposição de Estátuas Humanas, representando os Prémios Nobel da Paz dos últimos anos e protagonizada por alguns dos Embaixadores Juniores com o apoio da Biblioteca Escolar.

    A escola convidou o Eurodeputado Dr. Marinho Pinto para uma palestra dirigida aos alunos do ensino secundário. Da mesa de trabalho fez ainda parte a Sr.ª Diretora do AEA, Dr.ª Ermelinda Mendes e o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Dr. José Domingues.

 

    Depois de uma interpretação do Hino da Europa pelo Clube da Música, dirigido pelo professor Luís Chora, a Sr.ª Diretora abriu a sessão cumprimentando os presentes. Fez uma breve apresentação da biografa do Dr. Marinho Pinto e deu a palavra ao Sr. Presidente da Câmara. Este dirigiu-se particularmente aos jovens estudantes com palavras de incentivo ao trabalho sempre com os olhos colocados no respeito e na dignidade. Destacou a democracia adquirida em abril de 74 e falou dos intercâmbios com vários países, promovidos por esta escola com a colaboração do município, que também contribuíram para as geminações que se têm vindo a estabelecer com este concelho, com o objetivo de partilhar valores solidários de democracia e de saberes culturais.

        O Dr. Marinho Pinto presenteou o público com um belo discurso pintalgado com a franqueza que lhe é reconhecida publicamente, sobre o nascimento e a história da formação da Europa/União Europeia, destacando os objetivos deste programa, exaltando o trabalho desenvolvido nas escolas em parceria com as autarquias na prática do espírito democrático.

    Terminou o seu discurso com uma diretiva aos alunos: “estudem, divirtam-se e sejam felizes. A felicidade vai-se construindo com momentos! ”.

    A Sr.ª Subdiretora, Dr.ª Isabel Serra, abriu o momento de debate onde vários alunos tomaram a palavra para colocar questões relacionadas com o papel das instituições europeias na promoção da qualidade de vida das pessoas.

    Após a palestra houve uma largada de pombos simbolizando a esperança e a construção da Paz assente em valores de respeito e de união dos povos.

    O programa terminou com uma visita dos convidados ao InfoPoint PE e a uma exposição de trabalhos sobre a União Europeia e o Holocausto e Direitos Humanos.

    Todos os elementos da escola envolvidos neste programa estão empenhados em que os objetivos se cumpram e contribuam para que os nossos alunos possam sair dos ciclos de formação que esta escola proporciona, com os valores da solidariedade, harmonia entre os povos e da unidade e identidade Europeia, bem definidos e fortalecidos.

 

Professora Paula Cotrim

 

 

Voltar