A Física e a Química no “dia das ofertas formativas”: o amanhã na nossa Escola... a preparar o teu futuro!

01-05-2012 11:19

    No âmbito do “dia das ofertas formativas”, que decorreu no dia 26 de abril, o grupo de Física e Química organizou um conjunto de atividades, com a finalidade de mostrar aos alunos a importância que as ciências Físico-Químicas têm na sociedade atual e, assim, motivá-los para uma possível escolha destas disciplinas em estudos no ensino secundário. Assim, prepararam-se várias atividades experimentais, que foram experimentadas pelos alunos na sala de Ciências Físico-Químicas, assim como demonstrações experimentais que decorreram na entrada da Escola 2,3/SEC. Dr. Pascoal José de Mello. As atividades da sala de aula tiveram a participação do Exploratório que levou um monitor e o programa “exploratório vai à Escola”, através de quatro módulos interativos: o óculo mágico (princípio do periscópio); o espelho amigo (figuras anamórficas); o relógio vegetal (energia elétrica com maças e limões) e o gira com a roda (momento angular). Foram atividades que entusiasmaram os alunos que, muitas vezes, mostraram um brilho nos olhos indicativo de interesse e fascínio por aquilo que estavam a ver e experienciar.

    Ao mesmo tempo que decorriam as atividades, o grupo preparou também uma  apresentação que se projetou na sala de aula e na entrada da escola, a qual teve a finalidade de mostrar aos alunos as muitas aplicações da Física e da Química no nosso dia-a-dia , desde a medicina (p.e. os raios-X, as ecografias e a radioterapia), a indústria alimentar ou as comunicações 

(p.e o GPS), só para citar algumas.

Na entrada da escola, o grupo apresentou também duas atividades experimentais formação de “pasta de dentes de elefante” e o Foguetão, baseado na 3ª Lei de Newton. De referir que o princípio de funcionamento desta última experiência se aplica a inúmeras situações no dia-a-dia, como correr ou remar.

Existiu também em exposição um trabalho de alunos do 12.º ano sobre a influência da radiação no crescimento das plantas, com a finalidade de mostrar a influência da radiação no crescimento das plantas.

Foi uma manhã repleta de atividades que tiveram uma boa recetividade por parte dos alunos. Esperamos, desta forma, ter dado um forte contributo para uma tomada de decisão consciente dos alunos quando tiverem que optar por uma “oferta formativa”.

Fotografias deste evento:

O grupo de Física e Química

 

 

 

Voltar