A importância de Poupar Água

03-02-2023 18:35

    No dia 27 de janeiro, os alunos dos 5.º, 8.º e 11.º anos do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) participaram na ação de sensibilização sobre a importância de uma utilização eficaz  e a necessidade de pouparmos água. Os anos de escolaridade alvo desta sensibilização foram escolhidos de acordo com os currículos de Ciências Naturais/ Biologia e Geologia e a sua relação com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável focados na água e no saneamento.

    Esta iniciativa resultou de uma parceria entre as Águas do Centro Litoral, o Projeto Eco-Escolas do Agrupamento e a Câmara Municipal de Ansião e foi dinamizada pela Dra. Lisete Oliveira, pelo Dr. Miguel Ferreira e pela Dra. Sandra Jorge, profissionais das Águas do Centro Litoral. A necessidade de sensibilizar os alunos para o papel fundamental da água na nossa vida e, por isso, para a poupança de água e para o seu uso consciente surgiu na sequência da seca severa do verão passado, quando todos vivemos a escassez de água no nosso concelho.

    Os alunos participaram também numa visita virtual à Estação de Tratamento de Água da Ribeira de Alge para conhecerem as etapas e os processos de tratamento da água até à sua chegada às torneiras de casa.

    No final da sessão, foi lançado um desafio à criatividade dos alunos, a participação num concurso “Brigada da Seca, Educar para o Uso Consciente da Água”, com prémios fantásticos.

    “Que os nossos alunos sejam os agentes da mudança e da valorização deste valioso bem, a ÁGUA”

Professoras Madalena Ferreira e Tânia Barroso, Projeto Eco Escolas

 

Voltar