A Semana da Ciência no Centro Escolar de Santiago da Guarda

11-02-2019 15:51

    No Centro Escolar de Santiago da Guarda, durante o primeiro período, a nossa Biblioteca foi uma sala fria de emoções, de atividades que nós, alunos, pouco íamos visitar. Porém, um certo dia, em janeiro, algo aconteceu! A Câmara Municipal dispensou-nos um recurso para dar mais calor, luz, alegria, trabalho e amor, a nós e ao espaço. Ficámos todos muito contentes e começámos logo a trabalhar, pois queríamos muito a nossa biblioteca a funcionar. Então, todos juntos, escolhemos experiências para celebrar a Semana da Ciência, que decorreu entre 14 a 18 de janeiro.

    Nessa semana, cada turma tinha de treinar a sua experiência em sala, para posteriormente irmos à biblioteca diariamente, em pequenos grupos, demonstrar às outras turmas como tínhamos feito ciência na nossa sala. Os meninos do Pré também ajudaram e foi muito divertido!

    Foi uma semana com horários, com atividades e mais atividades, mas, no final, compensou todo o trabalho. Aprendemos com o Pré que podemos formar cores secundárias através das cores primárias (Azul, Amarelo e Vermelho). Com os alunos do 1.º ano, aprendemos a escrever mensagens secretas, com a vela e a descodificá-las com a tintura de iodo. Com os meninos do 2.º ano, aprendemos que o vinagre reage com o bicarbonato de sódio e forma um gás chamado Dióxido de Carbono e que esse gás faz movimentar alguns corpos, neste caso, o esparguete.

    Com os alunos do 3.º ano, aprendemos que, quando temos uma garrafa aparentemente vazia aos nossos olhos, existe lá dentro oxigénio. Aprendemos também a colocar um ovo cozido inteirinho dentro da garrafa.        

    Com os alunos do 4.º ano, trabalhámos as densidades de alguns ingredientes, como o mel, a água, o óleo e o álcool etílico.

    Foi divertido ver como cada ingrediente procura o seu lugar consoante a sua densidade, formando um copo colorido.

    Deixamos algumas imagens da nossa semana e esperamos que nas outras escolas também tenha sido uma semana cheia de bons momentos e muitas aprendizagens!

 

Alunos e professores do Centro Escolar de Santiago da Guarda

Voltar