“A terra treme”- Centro Escolar de Santiago da Guarda

18-11-2021 17:39

    No dia 5 de novembro, no início da manhã, o Coordenador deu informação a todos os docentes e pessoal auxiliar que iria ser efetuado um Simulacro de sismo “A terra treme”, com a presença da Coordenadora da Proteção Civil Municipal, Ana Rocha, sugerida pela Direção do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA). Os docentes foram para as suas salas e elucidaram os alunos do que se iria passar e quais os procedimentos que teriam de fazer (baixar, proteger-se debaixo das mesas e aguardar).

    À hora prevista, o Coordenador sinalizou o início, tendo os alunos efetuado os procedimentos – baixar proteger e aguardar.

    Tendo em conta que, depois de o sismo passar, as pessoas, ordeiramente, deverão abandonar as residências ou edifícios por causa das réplicas e devido a prováveis danos causados nas suas estruturas, foi também efetuada a evacuação do edifício do Centro Escolar.

    Seguindo o caminho indicado nas plantas de emergência (previamente dado a conhecer e devidamente treinado), os alunos seguiram em fila indiana com o cabeça de fila a indicar o caminho, junto à parede, sendo os professores (cerra filas) os últimos a sair, depois de terem verificado que não ficou ninguém para trás (no caso de haver mais de um adulto na sala, um abre a fila e outro fecha-a).

    Juntaram-se todos no Ponto de Encontro e aguardaram instruções.

    Tudo decorreu conforme o previsto e, no final, houve uma pequena palestra com Coordenador de Estabelecimento e a Coordenadora da Proteção Civil Municipal, esclarecendo tudo o que foi feito e porquê.

    Houve perguntas por parte dos alunos que foram respondidas pelos responsáveis.

Professor António Sousa,

Coordenador do Centro Escolar de Santiago da Guarda

 

Voltar