A visita do Amolador de Facas à EB1 de Alvorge

25-01-2013 16:01

 

    Recentemente, a Escola Básica 1 de Alvorge recebeu uma visita muito especial: o senhor Domingos, amolador de facas.

    Estavam as turmas a trabalhar na sala de aula com os seus professores quando, de repente, ouviram um som estranho e pouco habitual que despertou a sua curiosidade. Então, os professores explicaram que se tratava de um amolador de facas. Como nenhum dos alunos conhecia esta profissão, os professores sugeriram convidar o amolador de facas para o conhecerem melhor. Os alunos ficaram a saber que o senhor Domingos era amolador de facas há cerca de quinze anos, tal como o seu pai e o seu avô haviam sido, e era do concelho de Pombal.

    Seguidamente, o Sr. Domingos explicou a todos os curiosos que o rodeavam como afiava as facas, as tesouras e as varetas de guarda-chuvas inutilizados, estas para serem usadas como agulhas para costurar calçado.

    O Sr. Domingos carregava as suas ferramentas na bicicleta, na qual tinha também aplicada a “engenhoca” com que afiava os objetos, ou seja a pedra de afiar. Disse ainda que antigamente, quando andava com o seu pai, não tinham bicicleta e que andavam a pé com uma mala às costas.

    O Sr. Domingos terminou a sua visita, explicando o funcionamento da sua “engenhoca”: há um suporte que faz levantar a roda traseira da bicicleta, que tem que estar parada, o amolador senta-se e pedala, fazendo rodar as pedras para afiar os objetos. Antes de se despedir e para mostrar realmente a sua “engenhoca” em funcionamento, o Sr. Domingos afiou as facas da “cozinha”.

    Todos os meninos gostaram muito de conhecer o amolador, que partiu com o mesmo som com que sempre se faz anunciar por onde passa.

 

Os alunos da E.B. 1 de Alvorge

 

Voltar