13 de junho, dia de Santo António

02-07-2014 18:34

    No recinto exterior da sede do Agrupamento de Escolas de Ansião, reinou a alegria e a boa disposição tão próprias das festas comemorativas dos santos populares e desta feita o homenageado foi o mais popular de todos os santos da Igreja Católica: Santo António.

    A organização do evento foi da responsabilidade da Associação de Pais e de alguns docentes do Agrupamento que de muitas formas transmitiram a mensagem contida em muitos sermões deste 

santo padroeiro: ser sal e dar e retirar sabor da vida. Foi assim, neste espírito verdadeiramente salgado e saboroso, que a escola recebeu toda a comunidade educativa para celebrar o encerramento de mais um ano letivo.

    Nas mesas assistiu-se à multiplicação do pão, da bela sardinha e da febra tenrinha, e os copos brindaram cheios de fresca sangria. Também não faltaram as tendas de cheirosos manjericos e doçaria variada e ainda as rifas para tentar a pequenada. Não houve sermões, mas fez-se ouvir música nas vozes juvenis do grupo Outliners (alunos da E.B/S Dr. Pascoal José de Mello) e na voz alegre da artista Vânia Marisa, que logo pôs a dançar gente de todas as idades. O grupo Acrodance, da responsabilidade da professora de Educação Física, Maria Osvalda, brilhou uma vez mais pela sua atuação excelente e soberbo profissionalismo. Contudo, o ponto alto desta festa, até pela sua novidade, foi o desfile das duas marchas do agrupamento: Marcha da E.B.1 de Ansião e a Marcha do Agrupamento de Esc. de Ansião, da responsabilidade da mesma professora, e ao som do hino do Agrupamento. Os participantes desfilaram nos seus fatos coloridos e brilhantes, exibindo sorrisos felizes e orgulhosos, contagiando todos os presentes.

    A meio do serão foram atribuídos os prémios às melhores quadras populares aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

    Mais uma vez, a Escola, através das dinâmicas que conseguiu criar, demonstrou a sua capacidade de interação com a comunidade educativa, nomeadamente professores, alunos, famílias, autarquia, outras entidades e população em geral, reforçando a participação da comunidade tal como previsto no seu Projeto Educativo e Plano Anual de Atividades.

    A Direção do Agrupamento referiu que as marchas populares, para além de inéditas na escola, se saldaram num grande sucesso, tendo sido expressivamente elogiadas pelos presentes devido ao profissionalismo e organização demonstrados e expressa o seu agradecimento a todos aqueles que se envolveram na organização desta Festa de Santo António, nomeadamente docentes, alunos, assistentes operacionais, elementos da comunidade educativa e associação de pais, os quais tiveram a seu cargo a confeção do guarda-roupa, coreografia da marcha, tendas de manjericos, sobremesas, comidas, bebidas, por todo o seu trabalho e entusiasmo, e ao apoio da Sociedade Filarmónica Ansianense Sta. Cecília e da Câmara Municipal de Ansião.

    Finalmente, deixou o seu bem-haja a todos os envolvidos pela feliz iniciativa e o voto de que Santo António conceda a todos a graça de se deixarem transformar, educar, salgar em cada momento, de modo a poderem espalhar o sabor da alegria e da amizade, da inteligência e do equilíbrio, quer à sua volta quer no meio da sua escola e da sua comunidade.

Vós sois o sal da terra!

Voltar