15 anos do Palavrinhas - testemunho do professor Paulo Alves

11-01-2013 15:59

No âmbito da comemoração dos 15 anos do Palavrinhas, entendeu-se ouvir o testemunho daqueles que tiveram um papel importante na implementação e crescimento de um projeto que pretendia no seu início (os inícios são sempre românticos e idealistas) incrementar o gosto pela língua portuguesa e divulgar as atividades dinamizadas nas escolas.

 

Assim, levando a cabo este objetivo, iniciamos este espaço de entrevistas com o testemunho do professor Paulo Alves que colaborou durante alguns anos com o nosso jornal escolar e que, em conjunto com os professores José António Abreu e Mário Júlio Marinho, conceberam e iniciaram a publicação do Palavrinhas online.

 

PAL - A colaboração com o jornal Palavrinhas foi entre o ano 2000 e 2006. Como é que tudo começou?

 

Paulo Alves - A minha colaboração com o jornal Palavrinhas creio que começou por brincadeira. Isto é, frequentava a sala de informática e como a equipa do Palavrinhas estava sempre presente, foi apenas uma questão de tempo até rentabilizar da melhor forma os momentos aí passados. Fundamental foi o bom ambiente proporcionado pelo grupo de trabalho. Mais tarde, a equipa deu o salto para a edição online, após uma formação promovida pelo CCEMS no âmbito das ferramentas Web da época (maioritariamente em HTML).

 

PAL - Que tarefas desempenhavas na edição do Palavrinhas?

Paulo Alves - As principais tarefas no Palavrinhas consistiam em recolher sítios e fazer também uma pequena descrição dos mesmos, de forma a que os alunos tivessem uma base de dados sobre as mais diversas temáticas. Este trabalho foi melhorado – no sentido da disponibilidade e acesso – com a edição online.

 

PAL - Nos últimos anos já não estavas na Escola. Contudo continuaste a colaborar com o Palavrinhas. Que razões motivaram essa continuidade?

Paulo Alves - Acima de tudo, as razões que motivaram a continuidade foram a grande união com toda a equipa, assim como o grande apoio da direção da escola. A parte emotiva também não pode ser descurada. Para além de colegas, fiz amizades. Trabalhar num ambiente assim, motiva-nos duplamente.

 

PAL - Como foi feita essa colaboração “à distância”?

Paulo Alves - A colaboração “à distância” não era complicada. Os temas das edições eram divulgados ou via telefone ou via e-mail, assim como os prazos de entrega de todo o material. A edição online veio ajudar, pelo simples fato de poder trabalhar online desde o meu computador pessoal.

 

PAL - De toda a tua colaboração, o que recordas de mais positivo?

Paulo Alves - De toda a minha colaboração, o mais positivo foi ao nível de relações pessoais e de como isso contribuiu para o amadurecimento profissional e pessoal. Não posso deixar de referir a atribuição da Menção Honrosa do concurso nacional de jornais escolares, promovido pelo jornal Público. Foi o reconhecimento de um trabalho contínuo, onde a dedicação de cada interveniente veio a revelar-se de extrema importância.

 

PAL – Obrigado, Paulo, pela tua colaboração.

Os coordenadores do Palavrinhas

 

Voltar