Comemoração dos 20 anos do Palavrinhas

10-06-2018 19:39

    No dia 30 de maio, visando a comemoração dos 20 anos do jornal do nosso agrupamento de escolas, dinamizaram-se uma exposição e uma atividade cultural, onde participaram vários elementos da comunidade educativa, de alunos a professores, estando presentes outras entidades do concelho, como a Câmara Municipal de Ansião, representada pelo seu Presidente, a quem muito agradecemos a presença.

    Com a sala 15 da Escola Básica n.º 2 de Avelar muito bem composta, a atividade arrancou com as palavras da Sr.ª Diretora do AEA, passando-se de seguida à visualização de dois pequenos filmes: um sobre a história do jornal e outro com 20 testemunhos de pessoas que, ao longo dos anos, de forma cúmplice, colaboraram na concretização de um projeto que se dirige a toda a comunidade. Recordações, pessoas que não se viam há muito tempo, emoções, momentos marcantes na história das nossas escolas, perpassaram na memória de todos.

    Logo depois, inaugurou-se a exposição “Mais que um jornal, um Agrupamento” (que também estará presente na escola-sede do AEA entre 8 e 15 de junho), decorrendo ao mesmo tempo um pequeno lanche organizado e confecionado pelos professores.

    Os 45 minutos seguintes foram dedicados a uma atividade cultural apresentada por quatro alunos, diligentes, contentes e competentes. “As palavras: a nossa essência” abordou, de forma interessante e original, a importância da palavra na nossa literatura desde D. Dinis a José Saramago. Sete séculos de literatura e da nossa história, entre leitura, representação teatral, declamação, música, desfilaram ante nós, com a premissa inicial de que a literatura e a cultura ajudam a definir, a conceber pensamentos e modos de vida. Na realidade, a cultura, a arte, a música, o teatro e a literatura e a ciência andam de mãos dadas, precisando umas das outras, configurando-se como atores imprescindíveis para a criação de um mundo melhor, mais justo e mais igual que respeite com tolerância toda a diversidade que existe seja ela étnica, de género, de religião ou de opinião.

    A terminar, nós, coordenadores do jornal (José António Abreu, Maria José Cristóvão, Mário Júlio Marinho), não podemos deixar de agradecer a todos os outros que possibilitaram a organização desta atividade, em particular o apoio manifestado pela direção do AEA, a colaboração generosa dos professores, dos alunos participantes, e daqueles que, mesmo já não estando nas nossas escolas, deram o seu testemunho.

    Um projeto tão grande que é ensinar nunca se faz sozinho, mas em conjunto, solidariamente.

    Obrigado a até já!

Professor José António Abreu

  • Vídeo (prof. Isac Pinto)

 

Voltar