AEA dinamiza uma ação solidária com o projeto “Uma escola no Niassa”

10-10-2019 18:17

    O Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA), no âmbito do seu Plano Anual de Atividades (PAA), acaba de lançar junto da sua comunidade educativa a campanha de solidariedade e de ajuda ao desenvolvimento, “Uma Escola no Niassa”. Esta ação, sustentada no Projeto Educativo (PE) do AEA e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, visa transmitir aos alunos uma dimensão globalizante das experiências pedagógicas e da vivência escolar, abrindo novos horizontes em termos de possibilidades de ação solidária e de tomada de consciência de realidades humanas diferentes.

    A ação solidária “Uma Escola no Niassa” tem como objetivo prioritário ajudar a melhorar a experiência escolar de uma escola rural de uma das regiões mais remotas de Moçambique, a Província do Niassa. Através dos contactos estabelecidos com a Sociedade Algodoeira do Niassa e a Direção de Escolas do Distrito de Cuamba, os parceiros locais do AE de Ansião, foram definidos alguns eixos prioritários de ajuda e identificada uma das muitas escolas da região. Sendo Moçambique um dos países mais pobres do mundo, a província do Niassa apresenta os indicadores de desenvolvimento humano mais baixos. Na Educação, as condições precárias das escolas, o número elevado de alunos por professor (60 a 70) e a pobreza generalizada, fazem com que a população escolar sofra de todo o tipo de carências.

    Assim, durante os próximos três meses, primeira fase desta ação solidária, o AEA irá promover um conjunto de atividade de consciencialização e de angariação de fundos. Estas atividades terão como parceiros associados a esta iniciativa solidária a Associação de Pais do AEA, o Município de Ansião e a associação Kayaking for the People. Os donativos recolhidos destinam-se à aquisição de um kit de material escolar para cada um dos 250 alunos da escola primária de Chipaca. Este material escolar será adquirido em Moçambique e entregue pelos parceiros locais em cerimónia pública a decorrer no início do ano letivo, na escola de Chipaca, em fevereiro de 2020.

    A segunda fase desta ação solidária irá desenvolver-se a partir de fevereiro e decorrerá até junho, final do ano letivo. As atividades a desenvolver nesta segunda fase destinam-se a financiar a aquisição de equipamentos pedagógicos e materiais para melhorar a escola de Chipaca.

Professor João P. Simões,

4 de outubro de 2019

Voltar