Agrupamento de Escolas de Ansião, Anfitrião de Escola Alerta

19-06-2013 18:50

    Sensibilizar a escola e a juventude

    interiorizar e exercitar a cidadania

    Ansião foi cenário da Festa de Entrega dos Prémios Nacionais da 10.ª edição do Concurso Escola Alerta 2012/2013, evento que decorreu em cerimónia pública, na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Sede do Agrupamento de Escolas de Ansião), no passado dia 5 de Junho, visto ter sido o Agrupamento de Escolas Vencedor no ano anterior com o projeto Barreiras? Não, Obrigado! Apresentado pela turma do 6.ºD, Escola Básica N.º 2,3 de Avelar, sob a orientação da sua diretora de turma, Nídia Valente, e da professora de Educação Especial, Ilda Cardoso, que pode ser (re)visto em https://www.turminhadavelar.blogspot

    Este concurso, iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), pretende sensibilizar e mobilizar os alunos e as escolas para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, sobretudo das pessoas com deficiência. Neste contexto, têm sido implementados planos de ação, exequíveis e inovadores, destinados a reforçar os direitos de cidadania das pessoas com deficiência, através das escolas, a nível nacional, em cooperação com as várias entidades públicas e privadas, sociedade civil e autarquias locais num contributo visível para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências ou incapacidade. O Concurso Escola Alerta atribui prémios nacionais aos melhores trabalhos e ainda diplomas de participação para as escolas, alunos e professores.

    Em 2012/2013, participaram 40 Escolas, distribuídas por 14 Distritos e pela Região Autónoma da Madeira, envolvendo um total de 1.347 Alunos e 231 Docentes, que participaram na 10.ª edição do Concurso, tendo sido apresentadas 48 candidaturas.

    Durante a manhã, a Câmara Municipal de Ansião proporcionou a alguns dos 250 visitantes um percurso guiado ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda. Durante a tarde, desenrolou-se o evento na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Melo. Após a abertura da sessão pelos apresentadores Leonel Antunes e Inês Brás, seguiu-se um momento musical, orientado pelo professor Luís Chora, com interpretação por Diogo Carrasqueira e Beatriz Neves, alunos de expressão musical do 5.º ano e do 10.º ano. A Diretora desta escola anfitriã, Ermelinda Mendes, presenteou todos com as suas palavras de boas-vindas e terminou o seu discurso com a apresentação do vídeo sobre o Agrupamento. De seguida, interveio o Presidente do INR, José Madeira Serôdio, e deu-se início à apresentação dos trabalhos participantes neste concurso. Antes de anunciar os vencedores, o Grupo de Atividades Rítmicas e Expressivas da responsabilidade da Professora de Educação Física, Isa Neves, ofereceu um momento de dança animado; a Professora Paula Reis encantou com a sua interpretação do tema A Máquina, da banda Amor Eletro; e um grupo de alunos de 12.º ano apresentou um esquema de ginástica acrobática muito elegante e divertidíssimo.

    Chegado o momento mais esperado desta cerimónia, apresentaram-se os vencedores deste concurso. Deste modo, na Categoria 1 (1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico), o 1.º Prémio, um Troféu, Diplomas e um cheque no valor de 2.000€, foi atribuído ao Trabalho intitulado "Férias desportivas para todos", do Centro Escolar do Agrupamento Vertical de Portel, distrito de Évora, realizado por 16 alunos do 1.º ciclo, e o 2.º Prémio, um Troféu, Diplomas e um cheque no valor de 1.000€, ao Trabalho intitulado "Aprender com a diferença", da Escola Básica Fialho de Almeida, do Agrupamento de Escolas de Cuba, distrito de Beja, realizado por 19 alunos também do 1.º ciclo. Na Categoria 2 (2.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), o 1.º Prémio foi entregue pelo Trabalho intitulado "Cidadania para todos - O direito à acessibilidade", da Escola Técnica Profissional da Moita, distrito de Setúbal, realizado por 25 alunas do ensino secundário.

    Conhecidos os premiados, a turma do 7.ºD de Avelar, vencedores da edição anterior deste concurso, interpretou o tema “Count on me” e encerrou esta sessão o Presidente da Câmara de Ansião, Rui Rocha. Seguiu-se novo momento musical, desta vez pelo Clube de Música. Lá fora, a todos esperava um apetitoso lanche servido pela turma CEF do curso de Serviço de Mesa, um magnífico bolo e um pequeno concerto com a Banda Iron Soul.

    Uma tarde muitíssimo bem passada, plena de momentos alegres e emocionantes, e com certeza ACESSÍVEL a TODOS!

Profesora Angélica Oliveira

 

 

 

Voltar