Agrupamento de escolas de Ansião comemora o dia mundial da alimentação

27-10-2012 22:41

    No dia 16 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Ansião comemorou o Dia Mundial da Alimentação com exposições, nas Bibliotecas Escolares, de bibliografia diversa, jogos de papel e lápis, jogos de mesa e jogos de computador, à disposição dos alunos, sobre alimentação e hábitos alimentares saudáveis. Além disso, foram ainda distribuídos desdobráveis sobre “Alimentação Saudável – Jovens Saudáveis” e “quantos queres?” de papel alusivos tema. No bar dos alunos, foram afixados trabalhos elaborados na disciplina de Ciências Naturais por alguns alunos, nomeadamente, cartazes sobre hábitos alimentares saudáveis e não saudáveis e rodas dos alimentos feitas com os alimentos frescos trazidos por eles.

    No refeitório da Escola Básica n.º 2 de Avelar, em Avelar, foi realizado, durante a hora de almoço, um desfile de "alimentos saudáveis", com os alunos vestidos de alimentos. No bar dos alunos da Escola Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, nos intervalos das aulas, foram feitos(as) e servidos(as) espetadas de fruta, sumos de fruta naturais, batidos de leite com fruta natural, marmelada caseira, compota de maracujá caseiro, e, ao almoço, sopa de legumes. Em simultâneo, houve medição do índice de Massa Corporal (IMC) com uma balança de bioimpedância, da tensão arterial e do número de pulsações por minuto.

    Houve uma excelente adesão e envolvimento da comunidade escolar, nomeadamente dos alunos de todos os anos de escolaridade, incluindo os do 1.º ciclo da Escola Básica de Ansião e respetivos docentes, dos docentes, dos funcionário e dos encarregados de educação, que partilharam entre si a sua boa disposição e contribuíram para a promoção de hábitos saudáveis na nossa escola.

    A atividade foi da responsabilidade da equipa do Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PES-ES), da Biblioteca Escolar, da Unidade de Ensino Estruturado, do Centro de Ocupação Juvenil (COJ) e da área disciplinar de Ciências Naturais do agrupamento.

A Coordenadora do PES-ES, Maria de Fátima R. Lopes

 

Voltar