Agrupamento de Escolas de Ansião Projeto “Empreendedorismo nas escolas”

24-05-2012 09:30

    Sexta-feira, dia 20 de abril, realizou-se no Centro Cultural de Ansião o espetáculo “Música (pelo) Ambiente”, organizado pelos alunos e Diretoras de Turma das turmas A, B e C do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Ansião.

    No âmbito da disciplina de Formação Cívica, as turmas A, B e C do 8.ºano do Agrupamento de Escolas de Ansião desenvolveram o “Projeto de Gestão de Resíduos e Empreendedorismo nas Escolas”, com o apoio da GesEntrepeneur e da Câmara Municipal de Ansião. Este projeto, além de alertar para a preservação do ambiente, tem o intuito de fomentar o espírito empreendedor junto dos jovens. O programa assenta em vários momentos, dos quais fazem parte “aulas de empreendedorismo - sessões nas aulas de Formação Cívica, com o apoio da Dr.ª Margarida Cardoso - e um “Concurso de Ideias”, lançado também noutras escolas envolvidas no projeto.

    O “Concurso de Ideias” tem como principal objetivo apelar à criatividade e competitividade dos alunos. Visa também promover a capacidade de comunicação e o contacto direto com a prática empresarial, através da elaboração de um plano de negócio. Neste sentido, e pelo facto das três turmas do 8.º ano partilharem o gosto pela música, e pela prática de alguns instrumentos musicais, os alunos decidiram organizar, produzir e participar num evento essencialmente musical que teve lugar no dia 20 de abril, pelas 21h, no Centro Cultural de Ansião, com o tema “ Música (pelo) Ambiente”. O espetáculo contou com vários patrocínios e com a grande disponibilidade da Professora Paula Cotrim e do Professor Luís Chora, que ensaiaram os alunos. Participaram, ainda, duas bandas juvenis de Ansião, os Iron Soul e Majesty.

    A par com o espetáculo musical, cada turma foi responsável por outras atividades: os alunos do 8.ºA organizaram uma sessão de jogos; a turma do 8.ºB preparou um bar de “comes e bebes”; já o 8.ºC angariou dinheiro vendendo rifas. A noite decorreu com grande animação e entusiasmo, no palco e na plateia que se encontrava completamente preenchida.

    Para além dos patrocínios, do apoio da empresa GesEntrepeneur, da Câmara Municipal, nomeadamente, na cedência do espaço para a realização do evento, o espetáculo não teria sido possível sem o apoio incondicional e a colaboração dos encarregados de educação dos alunos, a quem se deve, também, o sucesso da noite musical.

    Com as receitas deste espetáculo, cada uma das turmas tem definidas algumas intervenções, no âmbito da preservação do meio ambiente. Parte dos lucros será doada aos Bombeiros Voluntários de Ansião, o restante será entregue à Escola Dr. Pascoal José de Mello, que irá ser utilizado para criar um espaço verde no recreio da “nova” escola.

 

Professora Paula Cotrim

Voltar