Agrupamento de Escolas de Ansião realiza Intercâmbio com Agrupamento de Escolas da Finlândia

01-05-2012 00:00

    Doze alunos finlandeses dos 8.º e 9.º anos de uma escola de Kaarina visitaram o Agrupamento de Escolas de Ansião, acompanhados por dois professores, entre os dias dezanove e vinte e três de março de dois mil e doze.

    A iniciativa teve lugar no âmbito de intercâmbios internacionais que este agrupamento de escolas tem desenvolvido. Concretizando os objetivos do projeto educativo, com a valorização das aprendizagens e os saberes, o “espírito inovador, democrático e participativo, sempre no respeito pelo ser diferente (...) para valorizar aprendizagens de vida”, este intercâmbio contribuiu de forma dinâmica para a motivação e o empenho dos alunos, para a promoção de uma educação intercultural, de identidade europeia e a possibilidade de viver novas experiências em contacto com realidades diferentes.

    Uma dúzia de alunos portugueses dos 8.º e 9.º anos foram anfitriões dos alunos finlandeses, tendo-os acolhido em suas casas, onde conviveram em 

contexto familiar, e acompanharam os seus colegas em todas as atividades planeadas, tanto no espaço escolar, em contexto de aula, como em diversas visitas ao concelho de Ansião, distrito de Coimbra e de Lisboa, tendo a Câmara Municipal de Ansião dado apoio logístico. Os jovens fizeram novas amizades, interagiram em língua inglesa e receberam de forma calorosa os seus parceiros. Vários professores do agrupamento estiveram envolvidos na dinamização de atividades a realizar durante a semana da sua visita e os encarregados de educação dos alunos anfitriões muito contribuíram para um intercâmbio cultural mais rico entre os alunos.

“Queremos uma escola para aprender a desenvolver múltiplas competências de práticas conducentes ao sucesso educativo (...) e empreender para a vida onde todos juntos – professores, alunos, pais, funcionários – façamos a EDUCAÇÂO.” Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Ansião, 2011/ 2014.

O Agrupamento de Escolas de Ansião

 

 

 

Voltar