Agrupamento de Escolas de Ansião realiza novo intercâmbio

30-10-2013 19:03

  Agrupamento de Escolas de Ansião realiza novo intercâmbio no âmbito do projeto Comenius Régio Healthy and Wealthy in Europe, com a escola da Finlândia

     Uma comitiva Finlandesa da Escola de Kaarina, Pikkiön Yhtennäiskoulu, composta por doze alunos entre os 14 e 15 anos, quatro professores, dois autarcas e três empresárias na área do ensino/ saúde e bem-estar, visitou o concelho de Ansião, entre os dias vinte e vinte e sete de outubro, concretizando o nono intercâmbio com esta escola finlandesa de mais um projeto no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.

    Este Projeto Comenius Régio – Healthy and Wealthy in Europe decorre ao longo do biénio 2012-2014 e é dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Ansião em parceria com a Câmara Municipal de Ansião e o Centro de Saúde de Ansião, bem como o município de Kaarina, a referida escola e o respetivo organismo de saúde local. O tema do projeto, Healthy and Wealthy in Europe, incide sobre a Saúde e Bem-estar e envolve a disciplina de Inglês e o Projeto PES-ES (Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual) no 9.º ano.

    Os elementos da comitiva finlandesa realizaram atividades de Job Shadowing, observando de perto a rotina diária, os hábitos de saúde e prática profissional dos parceiros portugueses, ao nível dos alunos, professores e gestão, o que se irá repetir quando a comitiva portuguesa se deslocar a Kaarina, no próximo ano. Esta iniciativa concretiza os objetivos do projeto educativo do agrupamento, com a valorização das aprendizagens e os saberes, o “espírito inovador, democrático e participativo, sempre no respeito pelo ser diferente (...) para valorizar aprendizagens de vida”, este intercâmbio contribuiu de forma dinâmica para a motivação e o empenho dos alunos, para a promoção de uma educação intercultural, de identidade europeia, e possibilitou a vivência de novas experiências em contacto com realidades diferentes.

    Doze alunos portugueses do 9.º ano receberam os alunos finlandeses, tendo-os acolhido em suas casas, onde lhes proporcionaram um excelente convívio em ambiente familiar. Estes anfitriões portugueses foram acompanhados pelos seus colegas em todas as atividades planeadas, tanto no espaço escolar, em contexto de aula, como em diversas visitas ao concelho de Ansião e distritos de Coimbra e Lisboa. Os jovens fizeram novas amizades, interagiram em língua inglesa e receberam de forma calorosa os seus parceiros. Vários professores do agrupamento estiveram envolvidos na dinamização das atividades realizadas durante a semana desta visita e os encarregados de educação dos alunos anfitriões muito contribuíram para um intercâmbio cultural mais rico entre os alunos e, inevitavelmente, entre todos os seus intervenientes.

    “Queremos uma escola para aprender a desenvolver múltiplas competências de práticas conducentes ao sucesso educativo (...) e empreender para a vida onde todos juntos – professores, alunos, pais, funcionários – façamos a EDUCAÇÃO.” Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Ansião, 2011/ 2014.

 

 

Voltar