Agrupamento de Escolas de Ansião a Ler

07-02-2022 17:22

    No dia 1 de fevereiro, comemorou-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. Habitualmente, neste dia, pelo mundo fora, lê-se em voz alta para celebrar o valor desta modalidade de leitura.

    Este dia comemora-se há 12 anos e é uma iniciativa criada pela LitWorld, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo permitir aos jovens de todo o mundo um maior contacto com a leitura, a escrita e a narrativa.

    Neste dia, a nível global, chama-se a atenção para a importância de ler em voz alta, de partilhar histórias e da necessidade de encarar a alfabetização como um direito humano. Alfabetizar para a Litworld significa ler, escrever, falar e criar, acreditando que as histórias são o maior recurso da humanidade e são a chave para criar uma mudança social.

    O Plano Nacional de Leitura (PNL) tem-se associado a esta iniciativa, incentivando a que se assinale esta data, desde há vários anos, reconhecendo a enorme importância que a leitura em voz alta tem no desenvolvimento da capacidade leitora e para a formação de bons leitores.

    Tendo em conta os benefícios que a leitura em voz alta pode trazer aos alunos, também as Bibliotecas Escolares (BE) do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) promovem, desde 2014, um concurso de leitura em voz alta, de âmbito concelhio, Ler é Altamente, destinado a alunos do 1.º e 2.º ciclos e este ano alargado também aos alunos de 3.º ciclo.

    Hoje, aproveitando-se a comemoração do Dia Mundial de Leitura em voz alta, deu-se início às provas de leitura da Fase Escola 1 nas Bibliotecas do 1.º Ciclo.

    Até ao final do mês de fevereiro, todos os alunos inscritos, de todas as escolas do Agrupamento, serão ouvidos, num total de 222 alunos.

    O concurso desenvolve-se em três fases, durante as quais os alunos prestam provas de leitura perante um júri, constituído pelas professoras bibliotecárias do AEA e pela bibliotecária municipal.

    A Fase Escola 1 consta da leitura de um excerto, escolhido pelo aluno/a, de uma das obras indicadas, perante o júri, procedendo-se ao apuramento de três alunos por ano de escolaridade e por escola.

    A Fase Escola 2 consta da leitura de um excerto, escolhido pelo júri, de uma das obras indicadas, procedendo-se ao apuramento de 1 aluno por ano e por escola e um aluno suplente em cada um deles.

    A Fase concelhia final efetua-se no Auditório Municipal de Ansião, durante a realização da Feira do Livro Concelhia, para apuramento do aluno vencedor por ano de escolaridade, havendo lugar a um evento público.

    Esta fase final consta da leitura de um excerto de uma das obras indicadas, perante o júri constituído por representantes: da Direção do Agrupamento de Escolas de Ansião, das Associações de Pais, da Câmara Municipal e da Rede de Bibliotecas.

    O júri, em todas as fases, avaliará segundo os critérios definidos no regulamento (tom de voz, audibilidade, articulação/dicção, entoação/expressividade, respeito pelas regras de pontuação, ritmo e prosódia).

    Também para assinalar este dia quatro alunas, do 6.º F, da Escola Básica n.º 2 de Avelar, apresentaram uma Leitura em jogral , interpretando o poema “Calçada de Carriche”, de António Gedeão.

    Ainda assinalando deste dia, e de forma a salientar a importância da leitura em voz alta - e aproveitando a proximidade que os meios digitais nos podem conferir -, foi lançado o desafio a todos os docentes do Agrupamento que aderissem ao evento Agrupamento de Ansião a Ler, através da entrada numa sala virtual que acolheu, durante 15 minutos, cerca de 25 participantes, professores, salas do Jardins de Infância, Escolas do 1.º ciclo, turmas do 3.º ciclo e do ensino secundário, bem como elementos da Direção da Escola.

    Neste evento, alunos e professores partilharam leituras e mostraram que ler pode não ser um ato solitário e que ler em voz alta pode ser uma forma de partilha e de união.

    Esta iniciativa inseriu-se nas medidas preconizadas no Plano 21/23 | Escola +, nas atividades de promoção de leitura do Plano de Atividades da BE e nas iniciativas do PNL, como os “10 minutos a ler”.

Professora Maria José Cristóvão

 

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