Agrupamento de Escolas de Ansião dinamizou a atividade “Projeta o teu futuro no AEA”

26-03-2018 15:53

    No dia 22 de março, na escola sede do AEA, viveu-se um dia com uma dinâmica diferente subjacente ao tema “Projeta o teu futuro no AEA”.

    As atividades letivas dos alunos do 9.º ano e do ensino secundário foram substituídas por um conjunto de atividades, dinamizadas pelos vários departamentos e áreas curriculares, centradas num objetivo comum, apoiar os alunos na difícil decisão que é definir o seu percurso escolar, quando se muda de ciclo de formação. Falamos da transição do terceiro ciclo para o secundário e do secundário para o ensino superior.

    Durante o período da manhã, os alunos do 9.º ano da escola sede e da escola n.º 2 do Avelar fizeram um percurso por várias salas temáticas onde se ia fazendo a divulgação da oferta formativa do AEA e, simultaneamente, proporcionando aos alunos enriquecimento cultural através de atividades maioritariamente de caráter lúdico. Os professores dinamizadores contaram com o apoio dos alunos do 10.ºano na mostra de realização de experiências nos laboratórios de Química e Biologia, na sala de atividades lúdicas da Matemática, na música que se ouviu na sala de Português, no chá acompanhado com scones que se serviu na “Tea Room” e onde se mostrou a cultura inglesa e foi apresentado o projeto Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, na exposição histórica e geográfica da sala de História e Geografia, na exposição de arte e nas atividades associadas às capacidades de gestão  da sala de Economia.

    Os alunos do 3.º ano do Curso Técnico de Multimédia dinamizaram uma série de atividades associadas às vantagens das novas tecnologias e os do Curso Auxiliar de Saúde mostraram o seu trabalho na área dos apoios aos cuidados às pessoas, enquanto o Clube de Teatro desafiou a cultura literária dos alunos que o visitaram.

    No período da tarde, estes alunos assistiram ao ”Auto da Barca do Inferno”, no Centro Cultural de Ansião encenado pela Companhia de Teatro Aramá.

    Os alunos dos 11.º e 12.º anos, durante a manhã, tiveram à disposição uma pequena feira de formação e orientação educativa, onde estiveram representadas várias instituições de ensino Superior, possibilitando-lhes, assim, o esclarecimento de algumas dúvidas no confronto direto com os representantes das instituições superior. Tiveram também a oportunidade de apreciar um atelier/workshop de Estética.

    Nos espaços abertos da escola, os Bombeiros Voluntários estiveram representados, fazendo ao longo do dia várias simulações da sua área de intervenção. Tivemos uma Créperie que funcionou sem descanso, toda a manhã e quem se quis deixar fotografar pôde fazê-lo no Selfie Spot, dinamizado pelos nossos fotógrafos do Curso de Multimédia.

    Na parte da tarde, a orientação vocacional continuou a ser o mote das atividades oferecidas aos nossos alunos. Tivemos um momento dedicado à “Conversa com profissionais” organizado em dois painéis, distinguidos por áreas de formação. Convidámos antigos alunos do AEA, que estão já instalados profissionalmente e que conversaram com os nossos alunos num debate moderado pelos professores Rui Rosa e Jorge Rui Pinto. Estiveram presentes para o painel 1 a escritora Sílvia Pereira, o músico Nuno Santos, a psicóloga Sofia Santos, e a gestora Patrícia Murtinho. Para o painel 2, o arquiteto Bruno Dias, o médico dentista José Miguel Costa, e o médico Pedro Santos.

    Num outro momento, convidámos duas figuras públicas, o ator Tiago Castro e a escritora Marine Antunes, que apresentaram uma palestra conjunta “Se podes sonhar podes concretizar”. Além dos alunos do AEA, estiveram presentes alunos do 3.º ano da ETP Sicó, por convite da Direção do AEA. Esta palestra foi patrocinada pela Câmara Municipal de Ansião e Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Ansião, que muito agradecemos.

    Foi um dia vivido de forma intensa por todos quantos contribuíram para a sua organização com a convicção de que oferecemos aos nossos alunos um dia de boa Educação e Formação para a vida.

 

Professora Paula Cotrim, docente do AEA

Voltar