Agrupamento de Escolas de Ansião distinguido com SELOS educativos

23-11-2020 18:00

    O Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) foi, recentemente, galardoado com os selos “Escola Sem Bullying / Escola Sem Violência”, “Eco Escolas 2020”, e “eTwinning School Label 2020-2021”.

    A distinção de selo “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” foi divulgada na véspera do dia 20 de outubro, Dia Mundial do Combate ao Bullying, e surge na sequência do trabalho desenvolvido por vários elementos da comunidade educativa, a saber: delegados de turma, docentes de Cidadania e Desenvolvimento, diretores de turma, Clube Europeu, programa Escola Embaixadora do Clube Europeu, Bibliotecas escolares, coordenadores da Estratégia da Cidadania e do PES, SPO e Direção. Este distinto prémio surge na sequência do trabalho desenvolvido no AEA, que implicou práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação. Este reconhecimento significa também um desejo de continuar um trabalho norteado pela convivência pacífica e saudável.

    A Associação Bandeira Azul atribuiu o Galardão “ECO Escolas 2020” à Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, que mereceu este prémio pelo quarto ano consecutivo. Este galardão é partilhado, neste ano, por 1617 escolas portuguesas, que, apoiadas pelos respetivos municípios, desenvolvem um trabalho de excelência em prol da Educação Ambiental. Este galardão, atribuído num evento online de âmbito nacional, no dia 13 de novembro - Dia das Bandeiras Verdes, é o reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere. Associado a este galardão, a nossa escola mereceu ainda o 2.º lugar do 2.º escalão, do projeto “Alimentação Saudável, e Sustentável, Alerta ao Sal”.

    A distinção “eTwinning School Label 2020-2021” resultou de candidatura formalizada pela Direção do AEA, no passado ano letivo, e do reconhecimento do trabalho desenvolvido por alunos e professores, de vários ciclos de ensino, ao longo de quase duas décadas e isso é motivo de grande orgulho para todos.

    Foram premiadas com este selo 2139 escolas europeias, das quais 94 são portuguesas. As escolas distinguidas são pioneiras e líderes nas áreas de: práticas digitais, práticas de esafety; abordagens inovadoras e criativas; promoção do desenvolvimento profissional e contínuo dos professores; promoção de práticas de aprendizagem colaborativa entre os professores e os alunos.

    Este selo é um reconhecimento do grande êxito alcançado pela equipa eTwinning das nossas escolas. Recebemos agora a placa, uma bandeira e o certificado que muito honra o nosso trabalho!

    O AEA está, mais uma vez, de parabéns por todo o empenho e esforço da sua comunidade educativa em prol de uma Educação de Qualidade e do bem estar de toda a comunidade!

 

Professora Isabel Serra, Subdiretora do AEA

 

Voltar