Agrupamento de Escolas de Ansião em ação solidária Recolha de bens para enviar para o povo da Ucrânia

23-03-2022 17:15

    Os alunos do 6.º C, do Clube Europeu, e do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (PEEPE), desafiaram os seus professores e a Direção do     Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) a desenvolver uma ação solidária de recolha de bens, no início do mês de março, para enviar ao povo da Ucrânia.

    Antecedeu esta recolha de bens uma manifestação dos alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (EBSPJM) a favor da Paz na Ucrânia, no dia 2 de março, numa iniciativa dos alunos do (PEEPE) e da Associação de Estudantes.

    Ninguém consegue ficar insensível a este conflito, a esta guerra, afinal aqui tão perto, que está a dizimar um país e a sua população. As vítimas são, não só os homens que tiveram de ir lutar pelo seu país, mas também idosos, mulheres e crianças.

    Nós, Europeus, tivemos o privilégio de viver em paz desde meados dos anos quarenta do século XX, graças a pessoas com uma enorme visão, que projetaram o início de algo que até então era uma utopia: criaram um conceito de integração e desenvolveram o significado de globalização, de cidadãos europeus e interajuda que conhecemos hoje. Jean Monnet, Robert Schuman, ambos políticos franceses, são considerados os arquitetos deste projeto de integração europeia, que se tornou muito mais que a liberalização do carvão e do aço (foi além da economia, das políticas sociais, da saúde, da educação, entidades comuns). Esse (Este) projeto europeu tornou-se nos cidadãos e tornou-se num emblema de defesa do Estado de Direito e dos Direitos Humanos, não só a nível europeu como a nível internacional.

    Agora que a Rússia comprometeu irremediavelmente os objetivos que estão na génese da atual União Europeia e da Organização das Nações Unidas, que são garantir a paz e a prosperidade da Europa e do Mundo, que nos sirvam de inspiração a coragem e o empenho destes Pioneiros na defesa de valores fundamentais, como o respeito pela dignidade humana, a solidariedade e a proteção de todos.

    Imbuídos deste espírito, foi extraordinário ver o entusiasmo da comunidade educativa do AEA, alunos, pais, assistentes operacionais e técnicos e professores. O entusiasmo dos alunos foi enorme, desde os da educação pré-escolar e alunos do 1.º Ciclo até aos alunos mais velhos do ensino secundário.

    Os bens recolhidos no AEA foram encaminhados para a Escola Básica N.º 2 de Avelar e EBSPJM, em articulação com a área social do Município que procedeu à recolha e encaminhará os bens ao seu destino.

    A recolha e triagem dos bens foi, para todos os envolvidos, um exercício de empatia e cidadania, durante o qual se verbalizaram os sentimentos pela dor do outro e crescia o desejo de ajudar, bem como da necessidade de manter a paz no mundo, porque ninguém gostaria de viver as angústias dos refugiados.

    Aprendeu-se que a solidariedade nos recompensa com emoções e inunda os corações de sentimentos puros e dignos porque é a entreajuda que nos torna fortes.

 

A equipa do Agrupamento de Escolas de Ansião

 

 

Voltar