Agrupamento de Escolas de Ansião entrega equipamento no âmbito da Escola Digital

22-04-2021 17:10

    Hoje em dia, a Escola está em acelerada mudança e as novas tecnologias e o saber têm de andar a par. As crianças e os jovens aprendem, trabalham e comunicam as aprendizagens, cada vez mais necessitando

 de equipamentos digitais. Não se conseguir conectar ou navegar com segurança são efeitos que potenciam as desigualdades face à digitalização progressiva de praticamente tudo ao redor. Consequentemente, educar para o sucesso, inclusão e cidadania, requer uma transição digital. Nesta perspetiva, o Ministério da Educação está a implementar o programa Escola Digital, em cumprimento do Programa do XXII Governo Constitucional, e com vista a alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”. Este programa assenta em quatro pilares (equipamentos, conetividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais), dos quais aqui se destacam o acesso a equipamentos e a conetividade.

    Desde o passado mês de dezembro que o Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) está a entregar a alunos e docentes computadores, conetividade e licenças de software, no âmbito deste programa.

    Numa primeira fase, foi dada particular atenção aos alunos abrangidos por apoios da Ação Social Escolar, priorizando aqueles que não têm acesso a equipamentos eletrónicos em casa.

    Os equipamentos entregues constituem um Kit composto por um computador portátil, auscultadores com microfone, uma mochila, um hotspot e um cartão SIM, que garante a conetividade a partir de qualquer ponto do país (pressupondo uma utilização responsável de dados móveis). Foram definidos três tipos de computador: 1) 1.º ciclo do ensino básico; 2) 2.º e 3.º ciclos do ensino básico; e 3) ensino secundário e docentes. Os tipos de equipamentos foram ajustados às necessidades de utilização expectável de cada nível educativo em contexto de aprendizagem.

    No âmbito deste programa, o AEA já procedeu à entrega de cerca de 180 kits a alunos do 1.º ciclo, ensino secundário e docentes, estando a decorrer a entrega de mais 200 kits aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos, processo que se prevê concluído até ao início do mês de maio.

    Desejamos a todos os nossos alunos muito sucesso, fazendo bom uso deste novo equipamento!

Professor Aires Santos

(Adjunto da Direção)

 

Voltar