Agrupamento de Escolas de Ansião Mais duas saídas ao estrangeiro no âmbito do projeto ERASMUS PLUS

23-05-2017 16:35

Vet Staff Mobility”, em Berlim

    No âmbito do projeto Erasmus Plus, e na qualidade de professora de Inglês/Alemão a lecionar cursos de ensino profissional no Agrupamento de Escolas de Ansião, a Professora Graciete Santos participou num “Vet Staff Mobility”, em Berlim, entre os dias 19 e 27 de abril. Durante este estágio, trabalhou na empresa LinguaTV e dedicou-se, essencialmente, à tradução de Alemão para Português de um software que permitisse a estrangeiros aprender a língua portuguesa. Surgiu, igualmente, a oportunidade de trabalhar com antigos alunos da escola EB, 2,3/S Dr. Pascoal José de Mello, Ansião, Diogo Sá e Francisco Lopes, também em estágio profissional, e verificar a sua completa integração na empresa, a sua relação harmoniosa com jovens de outras nacionalidades, a sua maturidade e postura adequada de trabalho. É gratificante poder comprovar que a “Nossa Escola” deu a estes alunos as ferramentas necessárias para desenvolverem as competências sociais e profissionais necessárias à sua adaptação a um mercado de trabalho europeu tão exigente.

    “Não posso deixar de referenciar o fantástico trabalho que a equipa da empresa  Berlink faz em relação ao acolhimento dos jovens e professores  e a fabulosa cidade de Berlim que tem vida de dia e de noite e muito para ver e experienciar”, referiu a docente e depois de “duas semanas de trabalho diferentes, mas que valeram a pena!”

 

Estágio no Centro Médico de Fuerteventura

Qualificação Profissional e Cidadania - Um Desafio para os Jovens Europeus – Ka1 – Erasmus +”

 

    Também no âmbito do projeto Erasmus Plus, “Qualificação Profissional e Cidadania - Um Desafio para os Jovens Europeus – Ka1 – Erasmus +” e na qualidade de professora do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, no Agrupamento de Escolas de Ansião, a docente Ana Carecho realizou um estágio no Centro Médico de Fuerteventura, entre os dias 19 e 25 de abril. Durante esse estágio, teve oportunidade de observar e experienciar algumas tarefas desempenhadas por um técnico auxiliar de saúde, desde a chamada e acompanhamento de pacientes a consultas, exames e tratamentos até à organização de material necessário para as mesmas.

 

    A docente considera que “além das aprendizagens que me permitiram melhorar a qualidade da formação prestada aos alunos do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, esta experiência permitiu-me desenvolver competências a nível pessoal, através do convívio com pessoas de outras nacionalidades e culturas, tendo também tido contacto com alunos portugueses em estágio na mesma ilha”.

    Ana Carecho destaca ainda “a tranquilidade do modo de vida dos habitantes da ilha e a paisagem vulcânica quase desértica que ocupa a maioria do território, tão diferente do nosso país” e assegurou que toda a experiência foi deveras positiva!

Professora Angélica Oliveira

 

 

Voltar