Agrupamento de Escolas de Ansião no “Lux award youth seminar”

24-07-2023 11:42

    Alunos do Agrupamento de Escolas Ansião foram convidados a representar Portugal no "Lux Award Youth Seminar", que teve lugar nos dias 27 e 28 de junho, em Bruxelas.

    Como reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (PEEPE), três alunos do 11.º ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, acompanhados por uma das professoras dinamizadoras deste projeto, deslocaram-se a Bruxelas, de 26 a 28 de junho, para participar num seminário sobre o cinema europeu e na cerimónia anual de entrega de prémios do Cinema Europeu, a convite da coordenadora nacional do projeto e do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

    Cada país da União Europeia e ainda o Reino Unido fizeram-se representar por uma comitiva de três alunos e um docente de uma das suas escolas, e, durante dois dias, tiveram um programa intenso na sede do Parlamento Europeu, onde foram recebidos por eurodeputados dos diferentes países, jornalistas, técnicos e especialistas em educação e em cinema e pela Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Evelyn Regner.

    Também a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, na cerimónia de entrega de prémios do Cinema Europeu, se dirigiu aos jovens depositando neles a esperança na preservação da paz na Europa e no mundo.

    A comitiva portuguesa, que integrou os alunos Constança Garcia, Maria Fernandes e Gonçalo Marques, acompanhados pela docente Isabel Serra, ficou reconhecida aos eurodeputados nacionais Nuno Mello e Lídia Pereira pelas boas vindas no Parlamento Europeu e disponibilidade em esclarecimento de questões sobre o funcionamento desta instituição europeia.

    Esta experiência, tão enriquecedora para os nossos jovens, veio confirmar a importância da mobilização de todos os cidadãos europeus na preservação da Democracia e na participação nas próximas eleições para o Parlamento Europeu em junho de 2024.

 

Professora Isabel Serra

Voltar