Agrupamento de Escolas de Ansião - Parlamento dos Jovens 2017 – Escola N.º 2 de Avelar e na Escola Dr. Pascoal José de Mello

24-02-2017 09:59

Debate com o Deputado Dr. José Miguel Medeiros

    No âmbito do programa “Parlamento dos Jovens”, Ensino Básico, com o tema “Os Jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!" e do Secundário sobre “40 anos de Constituição e de Poder Autárquico – A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao Poder Local”, realizaram-se, no dia 19 de janeiro, duas sessões/debate sobre os temas em apreço – na Escola Básica de Avelar e na Escola Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, com o Deputado da Assembleia da República, Dr. José Miguel Medeiros.

    Os alunos participaram com interesse e souberam colocar questões muito pertinentes sobre a realidade nacional e internacional e o Dr. Miguel Medeiros mostrou-se um comunicador nato e esclarecedor. Rapidamente, captou o espírito da audiência e apresentou a sua exposição de uma forma muito clara, pedagógica, relacionando os temas com as questões da atualidade.

    Na audiência, em Ansião, estiveram presentes mais de 200 alunos do 10.º, 11.º e 12.ºanos. Foi uma enriquecedora experiência e importante contributo para a formação e desenvolvimento da participação cívica e da cidadania.

Parlamento dos Jovens

    Recorda-se que o programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, seguindo as orientações definidas pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, em parceria com o Ministério da Educação. As escolas podem ou não aderir. O AEA tem desenvolvido este projeto nos últimos anos, este ano com a iniciativa das docentes Isabel Santo, Leonor Saturnino e Irene Domingues.

     Após a divulgação do projeto na escola, no primeiro período, inscreveram-se cinco listas, envolvendo alunos de todas as turmas do 3.º Ciclo. Cada lista apresentou as suas propostas numa campanha eleitoral bastante elucidativa e respeitadora dos direitos de todos.

    No dia 17 de janeiro, realizaram-se as eleições para a Sessão Escolar, de acordo com o Regulamento Eleitoral, tendo-se constituído, para o efeito, uma mesa de voto. Após o fecho da urna, a Assembleia de Voto reuniu com o objetivo de se proceder ao apuramento dos resultados da eleição para os deputados à Sessão Escolar e à proclamação dos candidatos eleitos, de acordo com a respetiva Ata de Apuramento da Eleição, afixada nas escolas do agrupamento.

    No dia dezoito de janeiro de 2017, realizou-se a Sessão Escolar, com a participação de todos os deputados eleitos e dos elementos da Comissão Eleitoral.

    Após a assinatura e a leitura do termo de posse dos trinta e um deputados eleitos, os representantes das listas apresentaram e defenderam as suas propostas. Seguiu-se um período de esclarecimentos, em que os deputados colocaram e esclareceram as suas dúvidas relativamente a algumas medidas propostas por outras listas. Constatou-se que, de modo global, os deputados apresentaram muito bem a defesa das medidas das suas listas, utilizaram o poder argumentativo de forma exemplar, tendo votado e aprovado as medidas que, no caso do 3º ciclo, integraram o Projeto de Recomendação da Escola N.º 2 de Avelar, a enviar à Assembleia da República. Foram, ainda, votados os representantes à Sessão Distrital, a realizar no dia 2 de fevereiro, tendo sido eleitos, Rui Pedro Henriques Jorge, da turma do 9.º D, Manuel João Rodrigues Rosa, do 8.º D, e Pedro Alexandre dos Santos Madruga, do 7.º E.

    Julgamos que este projeto contribui para o desenvolvimento dos valores da cidadania, promove a capacidade de argumentação na defesa das ideias, fortalece o respeito pelos outros, a tolerância e a democracia. É importante promover a consciência cívica e política dos nossos alunos para que estes possam ser cidadãos ativos e responsáveis, conscientes dos seus deveres e dos seus direitos.

 

Professora Irene Domingues

Voltar