Agrupamento de Escolas de Ansião- Parlamento dos Jovens/2023

21-02-2023 14:56

Na EB N.º 2 de Avelar

 

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, sob o tema “Saúde Mental – Que desafios? Que respostas?", na EB N.º 2 de Avelar, foram desenvolvidas, ao longo do mês de janeiro, várias atividades/etapas do projeto.

No dia 9 de janeiro, com a presença da Diretora do Agrupamento, Dr.ª Ermelinda Mendes, e do Coordenador de Escola, Dr. Eduardo Rego, decorreu o Debate com o Deputado da Assembleia da República, Dr. Jorge Gabriel Martins, onde, além do tema em debate, se discutiram temas da atualidade nacional e internacional.

As eleições para eleger os deputados para a Sessão Escolar decorreram no dia dezoito de janeiro, havendo quatro listas a sufrágio. Após o fecho da urna, a Assembleia de Voto reuniu a fim de se proceder ao apuramento dos resultados, utilizando o método d’Hondt. Foi elaborada e assinada a Ata de Apuramento da Eleição, a qual foi, depois, afixada no átrio da Escola. Para esta atividade, contámos com a preciosa ajuda dos elementos da Comissão Eleitoral: Cristiana Mendes, Mariana Calado, e Martim Broegas, todos do 9.ºE, e Rúben Antunes do 8.ºD.

 

No dia 25 de janeiro, com a presença da Subdiretora do AEA, Dr.ª Isabel Serra, do Coordenador de Escola e das professoras responsáveis, realizou-se a Sessão Escolar, com a participação dos deputados que tinham sido eleitos.

Após a abertura da Sessão, seguiu-se a eleição da Mesa: Maria Leonor Rodrigues Rosa, do 9.º E, como Presidente; Ivo Godinho Marcelo, do 8.º E, como Vice-Presidente; e Bernardo Simões Teodósio, do 7ºE, como Secretário.

Os trinta e um deputados eleitos assinaram o termo de posse, passando-se, depois, à apresentação e defesa das medidas propostas pelos representantes de cada lista, as quais foram debatidas, votadas e aprovadas. As três medidas mais votadas foram as seguintes:

  1. Reduzir o número de aulas das disciplinas curriculares com mais horas semanais e apostar em áreas para o desenvolvimento da autodescoberta e de competências pessoais e sociais para lidar com os desafios do dia-a-dia;
  2. Promover programas de apoio familiar, escolar e comunitário, como prevenção e proteção da saúde mental dos adolescentes e jovens;
  3. Trabalhar em projetos que promovam a prevenção do suicídio.

De seguida, procedeu-se à votação para os representantes à Sessão Distrital, prevista para o dia 20 de março, tendo sido eleitos: Maria Leonor Rodrigues Rosa, do 9.º E, e Ivo Godinho Marcelo, do 8.º E, como deputados efetivos, e, como deputado suplente, João Pedro Lourenço Saraiva, do 7.º E.

Na prossecução dos trabalhos, procedeu-se à redação dos argumentos de defesa das medidas aprovadas e à elaboração do Projeto de Recomendação da Escola, a enviar à Assembleia da República:

“Todos sabemos que os nossos horários estão sobrecarregados com programas, conteúdos e tarefas das várias disciplinas. Assim, propomos a redução de um tempo nas disciplinas com mais horas semanais e a sua substituição por um espaço e/ou disciplina em que os alunos e as alunas tenham oportunidade de desenvolver competências pessoais e sociais, com a implementação de estratégias que ajudem os adolescentes a descobrir as suas capacidades, a motivar para a aprendizagem e a ultrapassar os problemas e desafios da vida do dia-a-dia.

A saúde mental é, sem dúvida, fundamental para o nosso bem-estar, para gostarmos de nós próprios, para termos confiança nas nossas capacidades, para nos sentirmos realizados e não termos medo do futuro. O apoio da família é fundamental para ajudar as crianças e os jovens a crescerem com regras, em harmonia e com respeito por si próprios e pelos outros. Muitas famílias não sabem ou não conseguem dar esse apoio.

Apesar de muitas escolas já implementarem programas e atividades que podem ajudar na saúde mental das crianças e jovens, achamos que ainda não são suficientes. Testes psicológicos, técnicas de concentração e de meditação, por exemplo, deveriam ser uma prática frequente.

A nível comunitário, as associações, os centros de saúde, as juntas de freguesia e as câmaras municipais poderiam, também, por exemplo, promover programas e realizar projetos apelativos que pudessem envolver os jovens e os ajudassem a prevenir e a proteger a sua saúde mental.

O suicídio é a principal causa de morte em crianças e jovens em Portugal e o que está na sua origem é, geralmente, uma doença mental.

A ansiedade, o mal-estar psicológico, o stress continuado, o não conseguir lidar com as adversidades, a dependência de álcool e de outras drogas, a depressão e o suicídio, são problemas que as famílias, os centros de saúde, as escolas e a comunidade em geral, interligados, poderão prevenir e evitar, de modo a contribuirmos todos para uma sociedade mais saudável, ativa e feliz.”

 

Na votação para a candidatura à Mesa da Sessão Distrital, saiu vencedora a aluna Beatriz Abreu Oliveira, do 7.º F.

Os nossos jovens deputados deram um bom exemplo de exercício de cidadania e de participação democrática.

Estão de parabéns todos os nossos jovens Deputados intervenientes e desejamos os maiores sucessos à Maria Leonor Rosa, ao Ivo Marcelo e ao João Pedro Saraiva, que irão representar a nossa escola na Sessão Distrital, no dia 20 de março.

Professora Irene Domingues

(Coordenadora do Programa Parlamento dos Jovens na EB N.º 2 de Avelar)

Na EB/Sec. Dr. Pascoal José de Mello, Ansião

 

Realizou-se no dia 24 de janeiro, no âmbito do Projeto Parlamento dos Jovens, a Sessão Escolar para eleger os deputados que irão representar a Escola na Sessão Distrital, bem como o Projeto de Recomendação da mesma. A Sessão decorreu de uma forma muito satisfatória, tendo havido intervenções muito assertivas por parte dos representantes das várias listas. Foram eleitos como deputados efetivos os alunos Simão Marques, do 9.º C, e Mariana Pedroso, do 9.º D. Como deputada suplente, foi eleita a aluna Maria Faustino, do 9.º C. A aluna Sénia Santos, do 9.º A, candidatou-se a Presidente da Mesa da Sessão Distrital.

A professora responsável pelo Projeto agradece a todos os alunos envolvidos no mesmo a seriedade e responsabilidade com que trabalharam e apresentaram o tema: "Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que soluções?". 

 

Professora Isabel Duarte

(Coordenadora do Programa Parlamento dos Jovens na EB/Sec. Dr. Pascoal José de Mello)

 

Voltar