Agrupamento de Escolas de Ansião participa no XL Encontro Nacional de Teatro na Escola

26-05-2019 21:48

    O Clube de Teatro da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, “O Mellinho”, participou no IX Encontro Nacional de Teatro na Escola, que se realizou em Alvaiázere. Estes encontros decorrem há quatro décadas por iniciativa de um conjunto de docentes que pertencem à ETEAC - Encontros de Teatro na Escola, Associação Cultural. O Encontro destina-se a grupos escolares de teatro que desenvolvem a sua atividade em regime extra-curricular. O Grupo de teatro “SAIDATOCA”, do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere foi o grupo que acolheu o projeto neste ano.

    O programa incluiu a apresentação de espetáculos, num total de nove, oficinas de formação na área do teatro e atividades de convívio entre os participantes. O clube de teatro “O Mellinho”, estreante nestes encontros, participou na modalidade de grupo observador, isto é, não fez nenhuma apresentação. Fez parte do público sempre atento e adquiriu formação nas diferentes oficinas e workshops.

    “O Mellinho” nasceu de um projeto conjunto das professoras Graciete Santos e Paula Cotrim, no ano letivo 2013/2014, motivadas pela vontade de alargar a oferta das atividades extracurriculares da escola. Ambas coordenaram este projeto até 2017/18. Neste ano letivo, passou a ficar responsável apenas a professora Paula Cotrim. Funciona às terças e quartas, durante uma parte da hora de almoço, mas, sempre que é necessário, definem-se outros tempos, de acordo com as disponibilidades de todos e sem interferir com as atividades letivas.

    Desde o início da sua atividade, o clube já organizou 7 espetáculos para a comunidade educativa, a saber:  6 saraus e uma gala de beneficência, e participou em variadíssimas atividades da escola. Além disso, já participou em atividades organizadas pelo Município: Feira do livro e Viver o Natal na Praça.

    Têm passado pelo clube alunos dos três níveis de ensino e continua aberto a todas as idades.  O Teatro Olimpo, grupo de teatro de Ansião, tem sido uma referência. Alguns alunos, que despertaram neste Clube para as artes performativas, já participaram em projetos do Teatro Olimpo.

    Os objetivos do clube cruzam-se com os do Projeto Educativo do Agrupamento, promovendo a formação pluridisciplinar dos alunos. Desenvolvem-se competências comunicativas, sociais, do espírito crítico, do sentido estético e da criatividade, da autonomia e até do fortalecimento da autoestima.. Contribui para o desenvolvimento harmonioso da personalidade dos alunos, possibilitando, de uma forma lúdica, através dos temas selecionados, a interiorização de valores como o respeito pelo ambiente, a tolerância, a amizade, a cidadania, entre outros. É também uma boa forma de ocupação de tempos livres que proporciona enriquecimento cultural.

O teatro pode contribuir, com o desenvolvimento destas competências, para o sucesso escolar e, a médio e longo prazo, para a preparação de um futuro sucesso profissional.

O clube recolheu, neste encontro, formação e motivação para continuar a trabalhar com mais empenho e qualidade.

No dia 12 de Junho iremos ter na escola um workshop com o ator Pedro Gama, que pertence a vários grupos artísticos e de teatro de Coimbra, com o objetivo de continuar a caminhada da formação e, no próximo ano letivo, participar no XLI Encontro de Teatro na Escola , mas, desta vez, para levarmos a cena um espetáculo que represente o Agrupamento de Escolas de Ansião.

Professora Paula Simões Cotrim

 

Voltar