Agrupamento de Escolas de Ansião qualificou-se para a Sessão Nacional

23-03-2022 17:17

    A equipa representante da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (EBSPJM), Ansião, constituída pelos alunos Pedro Madruga (12.º C), Inês Henriques (12.º A), como deputados efetivos, e Mariana Diogo (11.º B), como deputada suplente, qualificou-se para a sessão nacional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, na sessão distrital, realizada no passado dia 21 de março, no Cineteatro de Porto de Mós.

    A Assembleia, que teve como tema “Fake News: o impacto da desinformação na democracia”, contou com a presença de vinte e cinco escolas do distrito, cada qual com dois deputados efetivos e um suplente (com direito à palavra mas não a voto). Nela, foi aprovado um projeto de recomendação sobre o tema em debate e apuradas as quatro escolas que integrarão a delegação distrital à sessão nacional do Parlamento dos Jovens daquele grau de ensino, a realizar nos próximos dias 30 e 31 de maio, na Assembleia da República, em Lisboa.

    O projeto de recomendação mais votado na generalidade foi o da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, com 15 votos, seguindo-se o da EBSPJM, com 14 votos.

    As escolas representantes do distrito à sessão nacional foram os seguintes:

- Escola Básica e Secundária Pascoal José de Mello (Ansião);

- Escola Secundária Acácio Calazans Duarte (MG);

- Escola Secundária José Loureiro Botas (Vieira de Leiria, MG);

- Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha).

 

    Face aos resultados apurados, a delegação do distrito de Leiria integrará as escolas atrás mencionadas. As escolas Francisco Rodrigues Lobo (Leiria) e Fernão do Pó (Bombarral) ficam como suplentes.

    Entretanto, na escolha do tema que o distrito apresentará na sessão nacional para o Parlamento dos Jovens 2022, venceu o que foi proposto pela nossa Escola “Saúde Mental”.

    Por fim, foi eleito, de entre os elementos das quatro escolas apuradas, o porta-voz do distrito na sessão nacional. A escolha recaiu no representante da EBSPJM, de Ansião, Pedro Madruga (12.º C), com 15 votos.

 

Professora Isabel Santo

 

Voltar