Agrupamento de Escolas de Ansião :: Trrriiim! “Vamos para a escola!”

24-09-2018 10:05

    Agrupamento de Escolas de AnsiãoJá abriram todas as portas do AEA, um agrupamento cujas valências de educação vão do pré-escolar ao 12.º ano, com ensino regular e profissional.

    É com energia e dinamismo que todos se preparam para mais um ano letivo, alunos, pais, professores, assistentes operacionais e administrativos e órgãos dirigentes. Mais um ano de formação, mais um ano de crescimento para as várias gerações de jovens estudantes, mais um ano de trabalho na conquista de sucessos académicos. Enfim, mais um ano de Educação.

    O AEA iniciou o ano escolar a 3 de setembro com a apresentação de todos os docentes. A partir do dia 6 de setembro, deu-se início à receção das crianças e pais do pré-escolar. A receção teve continuidade a 14 e a 17 de setembro com a receção ao 1.º ciclo e restantes ciclos de ensino, nas várias escolas do concelho, em sessões preparadas pela direção com a presença de docentes, diretores de turma, e, nos casos do pré-escolar e 1.º ciclo, também pelo Sr. Vereador da Educação. Este foi um momento para desejar as boas vindas e um ano pleno de sucessos para todos, alunos, pais e professores. Foram fornecidas todas as informações possíveis no momento, de carácter pedagógico e administrativo e referiram-se as potencialidades formativas e a variabilidade de atividades extra-curriculares que é hábito oferecer como contributo para a formação pessoal, cultural e social dos alunos do AEA. A novidade pedagógica neste arranque de ano letivo é o Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), a implementar nos anos de inicio de ciclo, desenhado a partir do “Perfil do aluno do séc. XXI, à saída da escolaridade obrigatória”, documento homologado pelo despacho nº 6478/2017, de 26 de julho. Nesta nova conduta de Educação, espera-se que as Escolas do século XXI se foquem na criação de valores e a produção de conhecimento seja o coração de toda a sua atividade, recentrando a sua missão no perfil de pessoa que queremos e, consequentemente, na sociedade que ansiamos.

    Como medidas de apoio surgem os CAp, Centros de aprendizagem, espaços privilegiando o acompanhamento aos alunos de acordo com as suas dificuldades e/ou potencialidades.

    Com quase 100% dos professores colocados, o trabalho letivo iniciou-se com uma reunião geral de docentes, na manhã do dia 5, cujo único ponto da ordem de trabalhos foi o lançamento do ano letivo.

    No dia 6, decorreu outro importante evento neste arranque do ano, um encontro de Agrupamentos de Escolas do Cenformaz (Centro de Formação de Professores) para debater educação, no âmbito do tema “ Formar (o ALUNO) para o século XXI(?)”, com a presença de ilustres convidados entre os quais a Sr.ª Subdiretora-Geral na Direção-Geral da Educação, Dr.ª Maria João Horta, tendo encerrado a sessão o Dr. Laborinho Lúcio, sob o mote: “A certeza da incerteza: notas para a adaptação”.

    No dia 14, ao início da noite, realizou-se mais um Dia do Diploma onde foram entregues os certificados de final de curso a todos os alunos finalistas do ensino regular e profissional e distinguidos os alunos de mérito académico e de mérito por qualidades cívicas e humanas.

    Até ao dia 14 decorreu a azáfama da elaboração de horários, da distribuição de serviço, conselhos de turma iniciais, conselhos de departamento, reuniões com coordenadores, conselhos de diretores de turma, reuniões da rede de bibliotecas escolares, conselho pedagógico e muito trabalho individual dos professores, para que no dia 17 todos os nossos alunos pudessem entrar na  escola com “os seus sonhos na sacola” e serenamente sentarem-se nos seus lugares de sala de aula para “aprender a ser pessoas de bem, mais sábias, mais responsáveis e mais generosas também”.

    Esperamos um ano letivo com muitos momentos felizes!

Professora Paula Cotrim

 

 

Voltar