Agrupamento de Escolas na Europa

23-05-2013 19:32

    Seis alunos do Clube Europeu do AEA participaram na exposição final dos trabalhos do projeto Comenius “We love trash”

Do Agrupamento de Escolas de Ansião, em representação de Portugal, deslocaram-se quatro professores, incluindo um membro da direção, e seis alunos das duas escolas (Ansião e Avelar), que participaram ativamente ao longo dos últimos dois anos no Clube Europeu do Agrupamento, espaço eleito para a implementação do projeto, que agora culminou com a exposição final no Luxemburgo, e que enriqueceu culturalmente quem nele participou e, de um modo geral, as comunidades educativas das quatro escolas envolvidas.

    Durante os dias 15, 16, 17 e 18 de maio, no Luxemburgo, ocorreu a reunião final dos parceiros COMENIUS do projeto “We Love Trash – Every Human is Unique”. Foi mais um encontro inesquecível, durante o qual foi possível reunir e apresentar, na exposição final de trabalhos, as esculturas e bijuteria realizadas pelos quatro países-parceiros do projeto, Luxemburgo, Portugal, Finlândia e Espanha. Foi o culminar de dois anos de trabalho intenso e de várias mobilidades aos países envolvidos no projeto, onde foram desenvolvidos variadíssimos workshops com troca de saberes no domínio artístico e de reutilização de lixo, com troca de experiências e conhecimentos que, de outra forma, seria de todo impossível. Ao longo das várias reuniões do projeto, os parceiros envolvidos aprenderam a trabalhar as técnicas de reutilização do metal, da madeira, do tecido, do papel, do plástico, da borracha, entre outros.

Além da bijuteria realizada numa primeira fase do projeto, foram concebidas e concretizadas, ao longo dos dois anos, sempre utilizando materiais reutilizáveis, esculturas que simbolizam aspetos importantes dos vários países e que ficaram, agora, expostas no Luxemburgo.

    Além de todas as técnicas de trabalho dos vários materiais e da troca de ideias no domínio da reciclagem e reutilização de lixo, outra das mais-valias deste intercâmbio foi promover as competências das línguas estrangeiras, promover a preservação do ambiente; sensibilizar todos os envolvidos para o conhecimento de diferentes culturas, sensibilizar para o respeito da igualdade de oportunidades para todos e, ainda, promover a Dimensão Europeia da Educação.

    Nesta viagem, acompanharam-nos os alunos: Ana Silva (9.º E), Ana Moreira (9.º B), Bernardo Carvalho (9.º E), Daniela Pires (9.º B), Filipa Faria (9.º D) e Miguel Gonçalves (9.º E).

A coordenadora do Projeto, Marília Oliveira

 

Voltar