Alunas do AEA finalistas no concurso “Saúde e Multiculturalidade”

10-05-2013 15:02

    A curiosidade é um dos pontos de partida para a descoberta, inovação e interesse. E, basicamente, quando nos informaram deste concurso, a primeira reação foi de entusiasmo, não só pelos fantásticos prémios, como também, pela experiência e receio de não estarmos à altura deste desafio. Porém, mesmo assim fomos em frente com este trabalho e não desistimos.

    Para começar, o tema era "Saúde e Multiculturalidade" e, por isso, tivemos de escolher um país, em que o objetivo fosse comparar o sistema de saúde

 desse país, neste caso, a China, com o sistema de saúde português. Realizámos o trabalho com os tópicos pedidos e enviámos para a Universidade Católica Portuguesa, que foi quem esteve por trás de todo este concurso.

    Nos dias seguintes, fomos informados pela Universidade que a cerimónia de entrega dos prémios teria lugar em Lisboa, ou no Porto (por vídeo conferência). No entanto, só no dia seguinte foram enviadas as listas dos finalistas e, quando vimos, nem queríamos acreditar que o nosso ensaio constava mesmo naquela lista!

    Depois, foi só organizar as coisas para que, no dia 24, lá estivéssemos presentes na cerimónia, em Lisboa. Pudemos contar com a companhia da nossa professora supervisora, Maria de Fátima Rosa Lopes, aliás, não só neste dia, como em todo o processo de realização deste trabalho, dando sempre sugestões, opiniões que contaram e muito! Na quarta-feira, estávamos nós, em Lisboa, ansiosas, claro, mas com o orgulho de já sermos vencedoras, só por estarmos nas finais.

    No auditório, onde toda a cerimónia se realizou, estavam presentes o Diretor-Geral da DGE, Dr. Fernando Egídio Reis, do Dr. Francisco George, Diretor Geral da Direção Geral da Saúde e da Dra. Rosário Farmhouse, Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, parceiros desta iniciativa. Pouco depois, era, então o momento mais esperado...e apesar de não termos ficado nos três primeiros lugares, foi uma honra estarmos ali presentes, pois isso demonstrava um enorme empenho e interesse da nossa parte, em querermos descobrir mais e melhor.

    Para finalizar, e não podia deixar de ser, queremos agradecer e dizer um Muito Obrigado a todos aqueles que nos apoiaram nesta iniciativa, e principalmente, à nossa professora que nos deu a conhecer esta grande experiência de como tudo funciona neste tipo de trabalho, bem como todo o rigor que exige, e que colaborou connosco a 100%. E tudo isto, para que, no final, nós pudéssemos exclamar com toda a certeza que este trabalho valeu mesmo a pena, com a expetativa de para o ano se voltar a repetir.

Inês Terceiro e Ana Margarida Silva, 10.º B

 

Voltar