Alunos de 6.º Ano do AEA organizam “Exposição de brinquedos tradicionais“

24-06-2019 09:24

    Os alunos do 6.º ano, do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA), terminaram o ano com “A exposição de brinquedos tradicionais do tempo dos nossos avós”.

    Foi no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica e em articulação com a disciplina de Português que surgiu a ideia de “voltar atrás no tempo” e recuperar a alegria dos nossos avós, com os brinquedos de antigamente.

    Primeiro, fizemos um inquérito aos nossos pais e avós, sobre quais os seus brinquedos usados, quando eram meninos da nossa idade. Depois, começámos a explorar ideias e a pesquisar o que fazer e como fazer. Pensamos… e projetámos os nossos trabalhos na aula. Em casa, pedimos trapos usados, meias e outros materiais e logo pusemos mãos à obra. Fizemos bonecas e bolas de trapo, fisgas, carrinhos de latas de coca-cola, “andas” e carros de rolamentos.

    Foi muito divertido. Pusemos os avós em ação e fomos ao quintal escolher o melhor material para fazer a forcada para a construção da fisga. Aprendemos a dar os primeiros pontos, fomos corajosos e não deixámos desperdiçar a oportunidade de dar o nó, começar a coser, martelar e serrar.

    Por fim, saímos à rua, para experimentar os nossos brinquedos. Qual o nosso espanto quando vimos todos a quererem participar nas nossas brincadeiras: alunos, professores e até as senhoras cozinheiras, sem deixar esturricar a comida, quiseram dar o seu ar de graça saltando à corda connosco…

    Com este projeto, aprendemos, brincámos, partilhámos e trabalhamos em parceria e mais uma vez fizemos das aulas de E.T uma alegria.

    E assim, terminámos mais um ano letivo!

    E se ficaste curioso… dá um Clique neste Link!

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1317801878385218&type=3

 

As professoras Laurinda Vaz e Lucília Mateus

 

 

Voltar