Alunos do 6º D ganham concurso nacional promovido pela Escola Alerta

24-05-2012 09:32

    «Lutam melhor os que têm belos sonhos». Foi com esta frase maravilhosa de Che Guevara que uma pessoa que me é muito querida se dirigiu a mim, neste

dia tão especial. Concordo em absoluto com o conteúdo da frase e acrescento que ela se adapta perfeitamente à situação que faz deste, um dia especial: a turma D do 6.º ano da Escola Básica n.º 2 de Avelar, do Agrupamento de Escolas de Ansião, ganhou o primeiro prémio do Concurso Escola Alerta!

    Este concurso de âmbito nacional, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação pretende, entre muitas outras coisas, “Sensibilizar e mobilizar os alunos para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência”, “Sensibilizar e mobilizar os alunos para a participação na superação da discriminação de que são alvo as pessoas em geral e em particular as pessoas com deficiência” e “Promover a participação das escolas e da comunidade na construção de uma sociedade para todos”.

    Quem conhece a realidade da turma em questão sabe que, entre os alunos que a constituem, existe um menino e uma menina que, por motivos de saúde, se deslocam em cadeira de rodas. Foi a pensar neles e em todos os alunos que venham a precisar, que a turma decidiu abraçar esta aventura do Concurso Escola Alerta. Para começar, fez-se o inventário das barreiras físicas na escola, desde o simples degrau que constitui obstáculo à livre e autónoma deslocação dos alunos, até ao bem-estar nas salas de aula.

    Mas a turma não se ficou por aqui: deitou mãos à obra e procurou resolver os problemas detetados. Os alunos recorreram a entidades responsáveis (Direção Regional de Educação do Centro, Ministério da Educação, Câmara Municipal de Ansião) e pediram ajuda. Se nem sempre tiveram as respostas que desejavam, não foi por isso que desistiram. E assim, passo a passo, uns dias mais animados, outros nem por isso, foram fazendo o caminho. Não é demais destacar aqui a valiosíssima colaboração da Câmara Municipal de Ansião, que apoiou incondicionalmente as iniciativas dos alunos. Hoje, a turma orgulha-se de ter alcançado os seus objetivos. A escola dispõe agora de:

·         mais rampas de acesso em locais onde não existiam;

·         dois lugares de estacionamento para deficientes;

·         duas mesas adaptadas às necessidades dos alunos portadores de deficiência.

    Mas, mais importante do que o prémio, estes alunos conseguiram passar a sua mensagem e alertar a comunidade para os direitos das pessoas com deficiência. Quem quiser ver o trabalho final pode fazê-lo na página do Agrupamento de Escolas de Ansião ou no blogue da turma, em www.turminhadavelar.blogspot.com

    Por tudo quanto fizeram, e também pelo que prometem ainda vir a fazer, a turma ganhou, em meu entender, merecidamente, o primeiro prémio a nível nacional do Concurso Escola Alerta! Foi hoje que o soubemos e é, por isso. que este é um dia muito especial. Parabéns à turma do 6.º D, e bem hajam pelo seu empenho neste projeto!

A professora Nídia Valente (Diretora de Turma do 6.ºD)

 

Voltar