Alunos do concelho de Ansião destacam-se em estágios “ErasmusPlus”, em Berlim

24-02-2017 09:12

    De 9 a 17 de fevereiro, a diretora do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) deslocou-se a Berlim, para a visita de acompanhamento aos dezassete alunos / formandos das escolas do concelho, que desenvolvem um estágio, na capital alemã, no âmbito dos projetos Erasmus Plus de 2015 e 2016, designados respetivamente “O Caminho para a Integração no Mercado de Trabalho Europeu” e “Qualificação Profissional e Cidadania - Um Desafio para os Jovens Europeus”.

    Os estágios, subsidiados, integram-se nos referidos projetos elaborados em consórcio entre o AEA, Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (ETP de Sicó) e Câmara Municipal. Estas mobilidades preveem visitas de acompanhamento por elementos das instituições de ensino que frequentam em Portugal. Desta vez, foi a vez da diretora do AEA visitar todos os estagiários do concelho, jovens com idades entre os 16 e os 20 anos.

    Os estágios podem ter uma duração variada. Os estágios de 6 semanas destinam-se a 13 alunos do 2.º ano dos cursos de Multimédia, do AEA, e dos cursos de Mecatrónica, Automação e Comando, Gestão, Informática e Análises Clínicas da ETP de Sicó. Quanto aos estágios de 8 e 10 meses, foram destinados a 4 formandos pós-graduados, que já concluíram os seus estudos em ambas as escolas.

    Em Berlim, estes alunos desenvolvem a formação em empresas diretamente relacionadas com as suas áreas de formação, incrementando aprendizagens, diversificando os seus conhecimentos técnicos e desenvolvendo sobremaneira as suas competências pessoais e sociais, nomeadamente a autonomia e responsabilidade, dado que durante este período os alunos estão alojados em apartamentos, gerindo as suas vidas diárias, em particular a confeção dos alimentos, limpeza da casa e da roupa. Também a área linguística surge valorizada, nomeadamente na língua Inglesa falada, uma vez que os alunos durante toda a sua estadia falam inglês no local de trabalho, utilizando inclusivamente vocabulário da área do seu conhecimento técnico. Durante a sua estadia, frequentaram um curso de 25H em língua alemã o que é um suporte no seu relacionamento diário.

    Foi com grande satisfação e alegria que, em todas as empresas visitadas, na sequência da entrevista de monitorização com o tutor, se recolheu informação muito positiva relativa aos nossos alunos. Todos referiram a motivação, o empenho, a competência e boa integração dos jovens portugueses, salientando, não raras vezes, as suas capacidades comparativamente a estagiários de outros países europeus.

    De salientar ainda a possibilidade de contacto com a história e cultura alemãs, sendo-lhes proporcionadas visitas históricas e culturais. Tal foi o caso da visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen, no domingo dia 11. Apesar da forte componente emotiva relacionada com a visita, decorrente do local visitado, pode dizer-se que a mesma foi bastante interessante, resultando muitas aprendizagens relativas à história da humanidade, para todos presentes.

    À exceção dos formandos com formação prevista para 8 e 10 meses, todos os outros regressarão a Ansião já na 4ª feira, dia 22 de fevereiro, continuando a sua formação nas escolas a que pertencem.

    No final da formação, os alunos serão portadores de um documento denominado Europass, que regista os conhecimentos e competências adquiridas em mobilidade no estrangeiro, sendo válido para todas a União Europeia.

    Parabéns a todos pelas referências positivas recolhidas. Esta foi mais uma batalha ganha. Parabéns!

 

Professora Ermelinda Mendes – Agrupamento de Escolas de Ansião

Voltar