Alunos do Ensino Secundário do AEA participam no Parlamento Europeu dos Jovens

21-12-2018 18:14

    No passado mês de novembro, entre os dias 17 e 20, um grupo composto por dezasseis alunos e duas professoras da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello visitou a capital belga. A EBS PJM foi recompensada pelo trabalho desenvolvido no ano letivo anterior, no âmbito do programa pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu com o convite para representar Portugal no YouthParliament em 

Bruxelas.

    Este evento, que foi pensado pelo presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, para ouvir os jovens dos 28 países da União Europeia sobre os problemas que os afetam e, posteriormente, para os apresentar na reunião do Conselho da Europa em dezembro, teve lugar na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, no  dia 19 de novembro, e contou com cerca de 700 jovens de escolas secundárias e universidades europeias.

    Além da presença nesta sessão parlamentar, o programa da viagem teve outros momentos que proporcionaram a este grupo de alunos o conhecimento da cultura belga e europeia. As visitas à Grand-Place, à Casa da História Europeia, ao Museu Magritte (dedicado essencialmente à exposição de obras do pintor surrealista belga), ao Atomium e ao Brussels Design Museum, mereceram um enorme interesse de todos os participantes.

    No Parlamento Europeu os jovens tiveram a oportunidade de trabalhar, primeiro em plenário, depois em comissões e, por fim, de novo em plenário para apresentar, debater e votar as propostas apresentadas. Esta sessão foi presidida pelo vice-presidente do Parlamento, Ramón Luis Valcárcel, por ausência do seu presidente AntonioTajani.

    O grupo teve ainda a oportunidade de jantar, na segunda-feira, com a eurodeputada Dra. Marisa Matias, num emblemático restaurante da cidade, o “Amadeus”, e de almoçar, na terça-feira, com o eurodeputado Dr. Marinho Pinto no restaurante “The Beer Factory”, próximo do Parlamento Europeu.

    A nossa comitiva regressou muito enriquecida e agradece a confiança em nós depositada pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, e pelo apoio da Câmara Municipal de Ansião, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Ansião e Direção.

 

Simão Gonçalves, aluno do 12.º ano

 

Voltar