Atelier “Vamos fazer uma iluminura”

10-11-2014 18:19

    Na passada segunda-feira, dia 27 de outubro, recebemos na nossa escola a Bibliotecária Municipal, Dr.ª Teresa Ramos, e a pintora Paula Soares.

    A Dr.ª Teresa falou-nos das comemorações dos quinhentos anos dos forais de Chão de Couce, Avelar, Pousaflores e Ansião. Ficámos a saber que foi o rei D. Manuel I quem deu carta de foral a Chão de Couce, no dia 12 de novembro de 1514. Foi-nos dito também que esta carta de foral se encontra arquivada na Torre do Tombo, em Lisboa. Observámos um livro sobre as comemorações dos quinhentos anos dos forais e ficámos a saber o que é uma iluminura.

    Seguidamente, a pintora Paula Soares explicou-nos como apareceram as tintas. Inicialmente, os homens utilizavam a terra para desenhar e descobriram o castanho, depois começaram a usar folhas de plantas e mais cores foram surgindo. Mostrou-nos um almofariz para percebermos como trituravam as plantas para fazer as tintas, minerais de várias cores, folhas de plantas de várias cores e pedacinhos de barro.

    A seguir deu a cada um de nós uma folha branca, uma folha de papel de engenheiro com a primeira letra do nome de cada um de nós, um lápis, um pincel e tintas.

    Começámos por decalcar a primeira letra do nosso nome no canto superior esquerdo da folha branca. Depois começámos a pintar a letra com cores luminosas (dourado e prateado) e também com o vermelho (uns) e o verde (outros). A pintora deu uns retoques nas letras dos menos habilidosos. Por fim, usámos a cor de café para imitarmos a escrita antiga.

    As iluminuras ficaram muito bonitas e estão expostas na nossa sala de aula.

    Adorámos a atividade! Foi muito interessante e divertida.

Trabalho coletivo dos alunos do 4º ano de Chão de Couce com a Professora Anabela Monteiro

 

 

Voltar