Atividade “de mãos na massa"

05-05-2025 11:26
    Esta foi uma atividade que contou com a participação de um Encarregado de Educação (Sr Ricardo Martins) com conhecimentos da área da panificação e que se destinou aos alunos das turmas do 7º ano. Contudo, alguns alunos do 8º ano juntaram-se às atividades que se desenrolaram no refeitório da Escola nº2 de Avelar.  Tivemos também a presença dos professores do CCV-Avelar, do COJ e dos seus alunos. 
 

    Esta atividade teve como principais objetivos, conhecer reações químicas que estão na base do que observamos e experienciamos no nosso quotidiano (cozedura do pão que consumimos diariamente); recursos naturais base da nossa alimentação mediterrânica; escolhas alimentares saudáveis e a aplicação prática de conhecimentos. Sim, os conhecimentos práticos do Sr Ricardo Martins foram fundamentais para que, alguns alunos também metessem a mão na massa,  fizessem cálculos e pesagens, e produzissem pão que que foi degustado por todos os participantes.

Fazer pão é uma atividade que não se esquece e que, com os ingredientes nas doses certas (farinha; água; fermento; sal), o pão produzido é de muito boa qualidade.
 
 
Os professores do CCV-Avelar
 
Voltar