Campeonato Nacional de Badminton

26-05-2023 09:57

    De 18 a 21 de maio, realizaram-se os Campeonatos Nacionais Escolares do Desporto Escolar, numa organização conjunta do Desporto Escolar com os municípios das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche.

    O nosso Agrupamento (AEA), numa estreia absoluta, iria representar a zona centro (distrito de Leiria), no campeonato nacional da modalidade de badminton, que teve lugar no Centro de Alto Rendimento de Badminton, nas Caldas da Rainha.

    A nossa comitiva era formada por mim (professor Vasco Carnim), pelo Flávio Silva (9.º B), que iria participar na vertente de singulares e pares masculinos, pelo Martim Fernandes (9.º B), que iria participar na vertente de pares masculinos e pelo Diogo Lopes (6.º A), que iria participar como juiz/árbitro.

    Na 5.ª feira (18/05), às 13h30, lá estávamos nós, mais uma vez, junto ao portão da escola. Colocámos as bagagens no autocarro, despedimo-nos dos nossos familiares e lá fomos nós para mais uma aventura!

    Depois de passarmos por Pombal, Leira e Marinha Grande (onde recolhemos os restantes elementos da comitiva do distrito de Leiria), lá chegámos nós a Óbidos. Depois de realizado o processo de acreditação de todos os elementos da comitiva, dirigimo-nos ao Castelo de Óbidos, onde nos aguardavam inúmeras surpresas e diversões (jogos, insufláveis…) e a tão aguardada cerimónia de abertura. Foi fantástico e toda a gente adorou. No final, ainda houve tempo para nos juntarmos à festa animada por um DJ!

    Quando a música acalmou, era hora de nos dirigirmos aos autocarros que nos levariam aos locais de alojamento. A nossa comitiva ficou alojada na Escola Secundária Raúl Proença, nas Caldas da Rainha, muito próxima do local de competição.

    Na 6.ª feira (19/05), depois de uma noite “bem” dormida e de um pequeno almoço reforçado, a comitiva deslocou-se a pé até ao Centro de Alto Rendimento de Badminton (CAR), para se dar início à competição. O CAR é um pavilhão fantástico, com excelentes condições para a prática da modalidade. Todos os atletas e professores presentes ficaram deslumbrados.

    Neste primeiro dia de competição, os jogos foram disputados no período da manhã e no período da tarde. O nível era altíssimo e todos os atletas foram postos à prova. Depois do jantar, a noite foi livre. Mas ninguém quis ficar a descansar. Organizámos um pequeno passeio, com direito a bowling e salão de jogos!

    No sábado (20/05), a competição recomeçou bem cedo e por volta das 9:00 já se jogava. Os atletas estavam cansados, no entanto isso não se notava dentro de campo. As jogadas eram longas e ninguém queria ceder. Foi fantástico assistir à dedicação e entrega de todos os atletas presentes.

    Com a esperança de atingir os lugares mais altos do pódio, os nossos atletas deram o seu melhor, superando-se e demonstrando um elevado nível de jogo, sempre com um enorme espírito de desportivismo e fair-play.

    Na vertente de singulares, o nosso atleta Flávio Silva voltou a demonstrar um foco, determinação, concentração e nível de jogo elevadíssimos. Infelizmente, ficou num grupo dificílimo, onde, para além dele, estavam dois atletas muito fortes (um deles foi mesmo campeão nacional), não permitindo a passagem ao quadro principal. No decurso da competição, conseguiu vencer todos os jogos seguintes, obtendo um honroso 9.º lugar a nível nacional. Muitos parabéns, Flávio! Estamos todos muito orgulhosos de ti. És uma máquina e sei que ambicionas mais. Tudo farei para te ajudar nesta tua caminhada. Estamos juntos!

    Na vertente de pares, os nossos atletas Flávio Silva e Martim Fernandes voltaram a estar em destaque, apurando-se para o quadro principal. Infelizmente, na ronda seguinte defrontaram uma dupla fortíssima (que acabaria por se sagrar campeã nacional). No decurso da competição, obtiveram um honroso 8.º lugar a nível nacional. Muitos parabéns aos dois! Estamos muito orgulhosos de ambos e fizeram um percurso fantástico. Esta competição só vos tornou mais fortes e determinados em conseguir mais e melhor. E aqui estarei para vos ajudar. Estamos juntos!

    Por volta das 18:00, deu-se por encerrada a competição e procedeu-se à cerimónia de entrega de prémios, onde se “coroaram” os novos campeões nacionais da modalidade.

    Antes da entrega das medalhas aos atletas, foram homenageados os juízes/árbitros da competição. E aqui temos de destacar o nosso Diogo Lopes pelo brilhante contributo que deu durante todo o torneio. Uma postura exemplar em todos os encontros que ajuizou. Muito obrigado pelo teu empenho e dedicação. És o maior!

    Terminada a cerimónia de entrega de prémios, todas as comitivas de deslocaram de autocarro até Peniche, onde nos aguardava um sunset, na praia, com direito a jantar, música, convívio e “muuuuuita” diversão. Foi a cereja no topo do bolo destes 4 dias passados nos campeonatos nacionais!

    No domingo (21/05), de manhã, era hora de arrumar tudo e rumar a casa. Já em Ansião, fomos recebidos pelos pais dos nossos atletas, que os aguardavam impacientemente, cheios de orgulho e muitas saudades.

    Eu, enquanto professor destes três alunos, sinto-me honrado por poder ter partilhado estes momentos com eles. São seres humanos fantásticos, por quem tenho enorme respeito e admiração. Espero que continuem a treinar e a evoluir para poderem chegar cada vez mais longe. A participação no campeonato nacional foi uma estreia para todos nós, coroando todo o esforço, empenho, sacrifício e dedicação de todos. Não é fácil ir a todos os treinos e competições durante o ano letivo, ter de alterar datas de testes e adiar compromissos pessoais e familiares, mas só assim se consegue chegar a este nível.

    Parabéns meninos! Com vocês vou até ao fim do mundo!

    Aproveito para agradecer à direção do nosso AEA por todo o apoio prestado ao clube de desporto escolar. É imprescindível para podermos estar aqui. Um bem-haja a todos.

    Viva o Desporto Escolar.

Professor Vasco Carnim

 

Voltar