Celebração do dia de Guy Fawkes

08-11-2011 09:58

Remember, remember,

The fifth of November!

(Lembrem, lembrem o 5 de novembro!)

    Entoando os versos Remember, remember the fifth of November, os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Ansião iniciaram a celebração do dia de Guy Fawkes com um pequeno desfile pelo parque de monoblocos, ao som do rufar do tambor do professor de educação musical, Luís Chora, que terminou no recinto onde haviam já colocado os seus Guys pendurados em forcas e caídos nos barris de pólvora. Os alunos envolveram-se com entusiasmo e interesse na preparação e realização desta atividade, quer pela pesquisa que efetuaram sobre a conspiração levada a cabo em Londres, no dia 5 de Novembro, quer pelos trabalhos práticos de excelente qualidade, na qual puderam contar com o contributo, certamente incansável, dos seus encarregados de educação. No sentido de dar a conhecer melhor o contexto da atividade que realizaram, fica um pouco da sua história:

    Em 5 de novembro de 1605, um homem chamado Guy Fawkes tentou fazer explodir “The Houses of Parliament”, em Londres, capital da Inglaterra, onde o rei protestante James I se reuniria com os membros do Parlamento. Guy Fawkes tinha-se convertido ao catolicismo aos 16 anos e fazia parte dos católicos que há muito reivindicavam um tratamento mais justo por parte do rei, já que este não concedia direitos iguais a católicos e protestantes, causando uma grande insatisfação entre aqueles e levando-os a uma revolta que se manifestou numa "Conspiração de pólvora" (Gunpowder Plot), na qual se pretendia assassinar o rei e todos os membros do Parlamento. Visto ser um soldado inglês especialista em explosivos, Guy Fawkes foi responsável não só por guardar os trinta e seis barris de pólvora armazenados sob o edifício, mas principalmente por fazê-los explodir durante a sessão no Parlamento.
 
    Porém, os conspiradores aperceberam-se que o seu ato levaria muitos inocentes e defensores da causa católica à morte e enviaram avisos para que se mantivessem afastados do Parlamento no dia do ataque. Para infelicidade dos conspiradores, um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, o qual ordenou uma revista em todo o Parlamento, acabando por encontrar Guy Fawkes que guardava a pólvora e se preparava para fazer a detonação. A conspiração foi desarmada e Guy Fawkes foi preso, torturado e enforcado.
 
    Atualmente, as crianças, poucos dias antes de 5 de Novembro, fazem bonecos de palha ou jornais e vestem-nos com roupas velhas. Depois vão para a rua pedir dinheiro. Habitualmente dizem "um tostãozinho para o Guy" (“A penny for the Guy!”). Esse dinheiro é gasto depois em fogo de artíficio. Muitas famílias fazem mesmo uma grande fogueira, queimam o Guy e lançam fogo de artifício.

Professora Angélica

Voltar