Clube de Fotografia - atividades do 1.º período

24-11-2014 15:24

    O arranque deste ano letivo teve dois aspetos únicos para o Clube de Fotografia: o início logo na primeira quarta-feira de aulas; e o número elevado de participantes inscritos (10, tendo 5 deles participado em anos anteriores).

    Assim, cheios de vontade em “fazer click, click, click”, foram acalmados e avisados que, no Clube, deveriam ter algumas regras básicas: a) saber observar a realidade à nossa volta; b) aplicar as técnicas fotográficas adequadas; c) ser crítico sobre a qualidade das fotografias tiradas; d) estar consciente que, por muito boa que a qualidade da fotografia seja, é sempre possível fazer melhor. Além disso, os alunos foram esclarecidos que os telemóveis, embora tenham melhorado as lentes e a qualidade fotográfica, não são “máquinas fotográficas” que o Clube de fotografia use nas suas atividades de forma continuada.

    Por isso, começámos logo a trabalhar em várias frentes, explorando as várias técnicas fotográficas (a luz, o enquadramento, a escolha do ISO, a focagem dos motivos); registando várias exposições patentes; colaborando semanalmente com as Bibliotecas Escolares; e fazendo o registo e divulgação no website do Clube (https://clubefotografia.webnode.pt) destas atividades. Uma atividade que destacamos neste 1.º período foi o registo dos “500 anos do foral da Vila de Avelar”.

    Vamos agora passar a palavra aos alunos do Clube de Fotografia, que dão aqui a sua opinião sobre as atividades deste primeiro período:

·   “Quando eu entrei no Clube de Fotografia já conhecia todos os colegas. O professor abriu-me a porta para ser membro do Clube. Aprendi que a Fotografia não é só fazer “click” e já está! Não, aprendi que tinha de ser com muita calma e paciência. Gostei muito de quando um antigo aluno do Clube, o Alexandre Lopes, participou. Fiquei a saber que tinha estado no Clube nos últimos 5 anos! Nesse dia, veio mostrar-nos as fotografias que tinha tirado nas férias e ficámos a saber que costuma sair para o campo a pé e de bicicleta, levando sempre a sua máquina fotográfica”;

·   “O Clube de Fotografia para mim não é só um Clube, é uma paixão que entrou na minha vida! No Clube trocamos ideias sobre Fotografia, com os colegas e com o professor”;

·   “O Clube de Fotografia tem sido muito divertido! Nas saídas de campo contactamos com a natureza. Temos sempre sempre muitas coisas para fotografar: insetos, plantas, nuvens...”;

·   “As fotografias mais interessantes e de que gostei mais foram as das formas das nuvens (atividade “caça às nuvens”, o cogumelo no “palco de luz” (saída de campo), e as fotografias da comemoração dos 500 anos do foral Manuelino, onde aparece um cavalo branco;

·   “Aprendemos muitas técnicas fotográficas como tirar fotos com um ISO diferente e a utilização do Flash”.

 

    A terminar este texto, apresentam-se agora as galerias fotográficas organizadas e publicadas pelo Clube de Fotografia no seu website (https://clubefotografia.webnode.pt/galerias-fotograficas)

  • 500 anos do foral da Vila de Avelar; Exposição do Halloween; Treinos de Badminton no pavilhão da Escola Básica n.º 2 de Avelar; Saída de campo; Cores de outono; Fotografias do tema "As formas das Nuvens"; Dia do Diploma; RTP; Bolinhos, Foral (COJ); Homenagem a Manuel António Pina: Onda Pina, a poesia em movimento -Sessão de poesia: Exposição de autor (BE); Palestra sobre primeiros Socorros e Dia mundial da poupança; Apresentação das BE – 1.º Ciclo (BE); História partilhadas -6.º ano (BE); Encontro de Autor (BE) - 1.º Ciclo; Projeto Escola + Igual- EB1 de Ansião (29 outubro); Apanhados a Ler (Biblioteca de Turma); Atividades de Literacia (BE); Formação de utilizadores- 1.º ano, 1.º CEB; Atelier "Vamos fazer uma iluminura"; Formação de utilizadores: BE da Escola Básica n.º 2 de Avelar; Leituras de verão (BE); Efemérides - Escola Básica n.º 2 de Avelar (BE).

 

Clube de Fotografia

Voltar