Clube Europeu do AEA- Crise dos Refugiados e Multiculturalidade na UE

21-06-2016 17:49

    O Clube Europeu organizou uma exposição sobre a atual Crise dos Refugiados e a Multiculturalidade na UE, na escola de Ansião, entre os dias 30 de maio e 9 de junho.

    Procurando informar e sensibilizar a população da escola para este tema atual, a informação constante na exposição definiu vários conceitos, como refugiado, migrante e asilo político, expôs dados objetivos, como o número de pessoas que têm chegado à Europa nos últimos dois anos, a sua proveniência, o seu destino e o modo como viajam.

    Procurou-se também ilustrar o caso dos Portugueses refugiados em França nos anos 60, através de fotografias da época e de citações que exprimem o que os Franceses pensavam e sentiam perante a presença dos refugiados portugueses.

    A Síria adquiriu, nesta exposição, uma menção especial, sendo o nível de destruição do país comparado ao cenário observado no filme Os Jogos da Fome. Procurando esclarecer o porquê da guerra civil neste país, abordaram-se alguns acontecimentos, como a “Primavera Árabe” e o papel de diversas instituições, como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

    Após a visita à exposição, os alunos tiveram 3 desafios interativos: 1.º, "E Se Fosses Tu?", decorrente da proposta dinamizada pela Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) e a Direção Geral da Educação, um exercício de empatia com quem foge da guerra e procura proteção humanitária, percebendo o que quer dizer deixar tudo para trás, ter que selecionar o que é mais importante e viver só com uma mochila numa jornada de perigos e incertezas; 2.º, um jogo questionário Kahoot, com dez perguntas sobre a informação presente na exposição, através da utilização de smartphones; 3.º, um formulário Google, online, de 10 questões, cujo objetivo foi obter as suas reações relativamente à presença de refugiados/ povos de diferentes países, etnias, culturas, línguas, religiões e raças no espaço europeu.

    Procurou-se com este formulário auscultar valores como a solidariedade, a tolerância e a cidadania europeia, resultados esses que foram publicados no blogue do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Ansião.

Clube Europeu – Professora Luísa Lopes

Voltar