Comemoração das “Janeiras”

22-01-2012 22:23

 

    No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, o Clube do Jovem solidário – VJA (Vamos Juntos à Ação), coordenado pela professora Maria de Lurdes Cotovio, organizou e concretizou a atividade “Cantar as Janeiras”. Esta atividade teve como objetivo a angariação de fundos para apoiar a associação Juvenil Promundo na promoção da ilha de Sogá, no arquipélago de Bijagós, na Guiné-Bissau.

    Assim, nos dias quatro, cinco e seis de janeiro, os alunos deste Clube, acompanhados pela professora Lurdes Cotovio e pelo professor Eduardo Rego, percorreram as ruas de Avelar, de Chão de Couce e de Ansião, começando sempre a sua visita pelos Lares de Terceira Idade - uma experiência única por poder ver aqueles rostos cansados a transbordar de alegria e a pedirem ”voltem sempre”.

    Foi uma ação muito enriquecedora e fecunda. Fomos muito bem recebidos e as pessoas, por onde passámos, corresponderam e acarinharam à nossa iniciativa.

    Em nome dos meninos da Guiné, queremos dizer agradecer a todos os que connosco colaboraram, proporcionando-nos angariar trezentos e trinta e cinco euros para a causa da solidariedade. Deixamos um obrigado muito especial à direção do nosso agrupamento que, no último dia, tal como manda a tradição, nos brindou com as “janeiras”.

Ana Rita, Beatriz e Filipa, 8.º D

Palestra com a Associação Promundo

No âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, todas as turmas da Escola n.º 2 de Avelar participaram numa palestra sobre a Associação Juvenil Promundo, com o atual responsável pelas atividades da Promundo na Guiné (ilha de Sogá), professor Michael. Durante a sessão foi-nos apresentada a vida daquela população guineense, nomeadamente no que respeita à alimentação, à água, à saúde e à educação.

Esta palestra foi muito interessante e sensibilizou-nos para os valores da partilha e da solidariedade, como meios necessários para melhorar a forma de vida daqueles seres humanos que vivem numa situação difícil de descrever (as imagens que vimos ficam guardadas dentro de nós).

No final, o Clube “Jovem Solidário – Vamos Juntos à Ação” entregou ao professor Michael o fundo angariado com o Magusto de S. Martinho (30 euros) e com o Cantar das Janeiras (335 euros), perfazendo um total de trezentos e sessenta e cinco euros (365 euros).

 

Ana Rita, Beatriz e Filipa, 8.ºD

Voltar